Carregando...

InícioPostsFinanças - Economizar

6 cirurgias plásticas gratuitas pelo SUS

6 cirurgias plásticas gratuitas pelo SUS

O SUS cobre alguns tipos de cirurgia plástica que são reparadoras, como implante de silicone para quem tratou o câncer de mama e a redução em orelhas de abano. Confira! Quem sofreu um acidente ou passou por alguma doença grave e deseja fazer uma cirurgia plástica pode procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) e […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

O SUS cobre alguns tipos de cirurgia plástica que são reparadoras, como implante de silicone para quem tratou o câncer de mama e a redução em orelhas de abano. Confira!

Quem sofreu um acidente ou passou por alguma doença grave e deseja fazer uma cirurgia plástica pode procurar o Sistema Único de Saúde (SUS) e pedir esse procedimento de graça.

O SUS cobre apenas as cirurgias plásticas reparadoras. Isso significa que não dá para procurar o governo para fazer um implante de silicone e aumentar os seios se o motivo for estético. Por outro lado, dá para fazer essa mesma cirurgia nos casos em que a mulher teve câncer e precisou retirar a mama.

Veja abaixo as 6 principais plásticas reparadoras gratuitas que o SUS oferece:

1. Cirurgia de fenda palatina gratuita pelo SUS

É um problema genético que causa uma deformação na região da boca e no nariz da pessoa, e consiste em uma abertura no céu da boca que vai até o nariz. Isso atrapalha a alimentação e a fala do afetado, além de aumentar o risco de ter infecções de ouvido.

2. Cirurgia de lábio leporino gratuita pelo SUS

Este caso se parece com o da fenda palatina e pode atingir até os dentes e a gengiva. Normalmente, é uma separação do lábio superior que impede que o bebê feche a boca por completo, o que compromete a sua amamentação.

3. Cirurgia de mudança de sexo gratuita pelo SUS

O processo é feito em mulheres que não se identificam com o corpo que têm. Nesse caso, a cirurgia modifica os órgãos genitais e os seios.

4. Cirurgia de orelhas de abano gratuita feita pelo SUS

Indicada para quem nasce com as orelhas muito afastadas do rosto e gostaria de mudar a aparência.

5. Cirurgia de gigantomastia gratuita pelo SUS

É o nome dado para o caso de mulheres que têm os seios muito grandes, também conhecida como cirurgia de redução da mama. A cirurgia de redução evita problemas na coluna por causa do excesso de peso dos seios.

“A cirurgia só pode ser feita quando a paciente passa por uma consulta com um médico ortopedista que avalia se a saúde dela está prejudicada pelo tamanho dos seios”, explica o médico Carlos Alberto Komatsu, diretor da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

6. Cirurgia de silicone mamário gratuita pelo SUS

Cirurgia feita apenas em mulheres que retiraram o seio ou parte dele por causa do câncer de mama.

Se a cirurgia for tranquila e a paciente estiver em condições para passar por um novo procedimento, o implante será feito logo após a retirada do tumor nos seios. É a nova regra do projeto de lei aprovado em 28 de abril de 2013.

Como conseguir atendimento particular

O atendimento do SUS varia muito dependendo da localidade e nem todos os tipos de cirurgia são cobertos. Por isso, muitas pessoas têm optado procurar por atendimento particular. Nesse caso, existem duas opções: fazer um empréstimo ou fazer um consórcio de cirurgia plástica.

No caso do empréstimo existem várias linhas de crédito possíveis. É possível pegar um empréstimo pessoal no banco que você tem conta – mas os juros costumam ser altos. Por isso, caso escolha essa opção, não deixe de comparar as taxas para escolher a instituição que mais te favorece.

Já no consórcio a pessoa paga parcelas mensais e, quando contemplada, recebe uma carta de crédito para pagar a cirurgia numa clínica ou hospital particular. O interessante é que a pessoa pode escolher qualquer clínica que esteja dentro do valor. Não deixe de comparar as administradoras na hora de escolher.

Como fazer a cirurgia plástica reparadora

Como são muitos os motivos que podem levar uma pessoa a procurar uma plástica reparadora, cada caso é tratado de uma forma diferente. Por isso, converse com o seu médico para saber se a sua cirurgia será aprovada pelo SUS.

Veja também!

Saiba os passos para conseguir uma cirurgia plástica no SUS.

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes