Entenda o que é o seguro de vida em grupo

  • Google+
  • LinkedIn

O seguro de vida em grupo mais comum é aquele contratado pela sua empresa. Entenda as regras!

Entenda o seguro de vida em grupo



Existe um tipo específico de seguro de vida que custa menos do que um seguro de vida individual: o seguro de vida em grupo. Apesar de oferecer esta vantagem, saiba que nem todos conseguem contratar este plano. Ele vale apenas para  funcionários de empresas, de organizações ou sindicatos.

Como o seguro de vida em grupo funciona

Vamos levar em conta que o seguro de vida em grupo mais comum é o empresarial. Nesse caso, a empresa contrata o plano para garantir um apoio financeiro à família dos funcionários no caso de uma fatalidade. Se você faz parte de um seguro de vida empresarial, está coberto para as situações que a sua empresa estipulou no contrato. Por isso, é importante se informar sobre a cobertura do plano na área de Recursos Humanos (RH) de onde você trabalha.

Quanto ao pagamento, existem duas possibilidades. Se a empresa contratou um plano “não contributário”, você não precisa gastar nada, ou seja, ela paga todo o valor do prêmio. Agora, se o plano for “contributário”, você ajuda a pagar uma parte do seguro junto com a sua empresa. Geralmente, esse valor é descontado da folha de pagamento.

Como acionar o seguro de vida empresarial

No caso de um sinistro, ou seja, quando acontece alguma das situações que são cobertas pelo seguro, você ou sua família devem comunicar a empresa ou organização que fez o seguro de vida em grupo. Nesse caso, a empresa vai entrar em contato com a seguradora para pedir a sua indenização.





Conheça agora o Seguro de Auxílio Hospitalar oferecido pelo ToGarantido. Por apenas R$ 20,90 por mês você conta com cobertura em caso de internação, morte acidental ou invalidez permanente. Clique aqui para saber mais.

Agora, se o sinistro acontecer fora do horário comercial, vocês podem ligar diretamente para a seguradora. Nesse caso, informe o número do seguro e entregue todos os documentos que a empresa exigir. A seguradora terá o prazo máximo de 30 dias para pagar a indenização.

Já tenho o seguro de vida em grupo. Vale a pena contratar um individual?

Depende do que você quer e da cobertura do plano da sua empresa. Se você acha que o valor da indenização não será suficiente para sustentar a sua família em um imprevisto, pense em investir em um plano individual.

Veja também!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.