Seguro viagem: Como não errar ao contratar

  • Google+
  • LinkedIn

Vai viajar para o exterior? Descubra aqui tudo o que você precisa saber para não errar ao contratar um seguro viagem.

preço seguro viagem



Seguro viagem é um serviço oferecido por corretoras e operadoras de turismo a quem vai viajar para fora do país. Este seguro foi criado para evitar diversos transtornos com os quais ninguém conta quando está indo viajar como, por exemplo, precisar de atendimento médico.

Lembre-se, você estará em outro país e as regras mudam! No exterior, os processos são diferentes dos que estamos acostumados em nosso país, portanto se o pior acontecer e você não tiver o seguro, sua viagem pode deixar de ser agradável para se tornar uma dor de cabeça. Principalmente no que diz respeito a seus gastos, pois os custos com saúde lá fora podem ser bem maiores do que aqui. Para se ter uma ideia, um exame de tomografia que no Brasil custa em torno de R$ 800, nos Estados Unidos pode chegar a custar em torno de R$ 3 mil.

Entenda a diferença entre as coberturas do seguro viagem e assistência viagem

As seguradoras oferecem diversos serviços e eles são classificados em dois tipos: o Seguro Viagem e a Assistência Viagem. Entenda cada um deles.

Seguro Viagem

Quem tem o seguro viagem tem direito a ser reembolsado integral ou parcialmente pelos serviços que precisou utilizar enquanto esteve viajando assim que retornar ao país de origem, desde que tenha feito o acionamento do seguro de maneira correta e também enviado toda a documentação necessária. Ou seja, lá fora você arca com os custos de atendimento médico, mas, ao retornar ao país de origem, a seguradora fará os devidos reembolsos. Vale lembrar que esse reembolso vai depender dos limites estabelecidos em contrato com a seguradora. Conheça abaixo os principais serviços oferecidos nesta categoria:

  • Seguro de acidentes pessoais (que indeniza em caso de morte ou invalidez acidental);
  • Seguro de cancelamento de viagem (que cobre os gastos que você terá com multas se tiver que cancelar a sua viagem);
  • Seguro de extravio de bagagem, que reembolsa uma quantia em dinheiro pela perda das suas malas.

Assistência Viagem

A Assistência Viagem, que pode ser contratada junto ou separadamente ao seguro viagem tem um processo diferente, pois caso seja necessário fazer o acionamento de alguma assistência de serviços ou benefícios garantidos pelo plano que foi contratado, o passageiro pode fazer isso sem gastar nenhum tostão. Conheça abaixo os principais serviços oferecidos nesta categoria:

  • Assistência médica, farmacêutica e odontológica;
    Internação hospitalar;
  • Localização de bagagem que tiver extraviado;
  • Acompanhamento de menores de idade na viagem;
  • Repatriação médica (se você ficar doente e precisar voltar com urgência);
  • Repatriação funerária (que é o transporte do corpo, no caso de morte).

Se você tiver alguma doença pré-existente é importante verificar se o plano contratado tem este tipo de cobertura, pois, caso seja necessário algum atendimento nestes casos, quem arca com os custos é você.

Como é calculado o preço do Seguro Viagem

O valor do seguro viagem pode variar dependendo do lugar, tipo de viagem e da quantidade de pessoas, quanto mais longe o destino, mais caro fica o plano.



O seguro viagem pode ser contratado qualquer outro seguro, em plano individual ou familiar e, assim como acontece em assistências comuns, pessoas com mais de 70 anos costumam pagar mais caro. Esse custo pode ser incluído no pacote caso seja contratado por uma agência de viagem ou ser pago à parte para o corretor.

Um dos principais fatores levados em consideração pelas seguradoras é o tipo da viagem, que pode ser a passeio, negócios, estudos, visita a parentes, etc. O preço geralmente sobe quando a viagem é a lazer, principalmente quando existe a prática de esportes radicais, trazendo maiores riscos.

Como contratar o Seguro Viagem

Para fazer a contratação do seguro viagem, é interessante você comparar os valores oferecidos pelas corretoras de seguros e operadoras de turismo, pois os preços podem variar de uma para a outra. Vale lembrar que você deve se atentar à cobertura oferecida por cada plano antes de tomar qualquer decisão.



Onde contratar o Seguro Viagem

No mercado, existem diversas seguradoras que trabalham com este serviço, mas é importante sempre procurar por empresas de confiança com as quais você sabe que poderá contar caso algo venha acontecer.

Fique atento!

Em alguns países é exigido que você tenha o seguro viagem para poder entrar. Eles fazem parte do Tratado de Schengen, que estabelece regras específicas aos turistas que pretendem viajar para países Europeus. Esse tratado visa controlar a circulação de visitantes entre os países participantes. Conheça quais são os países onde você é obrigado a contratar o seguro viagem.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.