Veja qual a cobertura que os planos de saúde devem ter

Consultas, internações e exames médicos são procedimentos que os planos de saúde devem cobrir. Mas eles variam de acordo com o tipo contratado. Confira!

Se você decidiu pagar um plano de saúde, precisa saber em quais situações poderá usá-lo. Esse seguro costuma cobrir exames, consultas e até cirurgias que poderiam demorar bastante se você dependesse apenas da rede pública. Todo plano deve oferecer serviços básicos que são exigidos pela Agência Nacional da Saúde (ANS) – o órgão regulador de todos os planos de saúde do Brasil. Confira quais são eles.

Os planos de saúde cobrem consultas, exames e tratamentos

A ANS definiu uma lista de consultas, exames e tratamentos médicos que os planos de saúde precisam oferecer aos clientes. Mas esses procedimentos variam de acordo com o tipo do plano. Veja como cada plano funciona:

  • Plano ambulatorial: cobre consultas e exames em laboratório;
  • Plano ambulatorial + hospitalar: cobre consultas, exames e internações;
  • Plano hospitalar com obstetrícia: cobre somente internação e parto;
  • Plano ambulatorial + hospitalar com obstetrícia: cobre consultas, exames, internações e parto.

Você pode consultar se o plano que contratou cobre algum procedimento específico, como uma endoscopia ou ressonância magnética. Esse serviço está disponível no site da ANS. Para conferir, é só clicar aqui.

Laboratórios e hospitais também são atendidos

Mas nem todos os seguros de saúde têm direito a internação no hospital. Por isso, se você quer ter direito a esse serviço, deve contratar um plano do tipo hospitalar.



Além disso, a rede de médicos, laboratórios e hospitais varia. A dica é que você faça uma pesquisa antes de escolher o seu plano – veja que rede ele atende e se cobre médicos e hospitais que você gosta ou que ficam próximos à sua casa.

Por que os preços dos planos de saúde variam tanto?

Porque as seguradoras cobram mais caro por alguns exames, pelo atendimento em hospitais melhores ou para que você fique sozinho no quarto no caso de uma internação. Por isso, pense no que você quer e cote planos que oferecem os mesmos serviços em seguradoras diferentes. Assim fica mais fácil comparar valores e escolher o seguro que cabe no seu bolso.

Veja também!




comentários