Plano de saúde para cachorro: entenda como funciona - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Plano de saúde para cachorro: entenda como funciona

Existem planos de saúde feitos especialmente para cachorros. Saiba como garantir atendimento médico para o seu pet!

Quem tem um cãozinho de estimação sabe o quanto é importante cuidar dele e levá-lo com regularidade ao veterinário. No entanto, nem sempre é fácil pagar todas as despesas de remédios, vitaminas e possíveis cirurgias e tratamentos que o seu amigo possa precisar. Pensando nisso, as empresas desenvolveram o plano de saúde para cachorro.

Esse tipo de assistência veterinária funciona como um plano de saúde normal, mas todos os atendimentos são voltados para o seu amigo de quatro patas. O dono do cachorro escolhe as coberturas que achar necessárias para o animal e fecha um plano de saúde com consultas, exames e outros tratamentos. Conheça!

Plano de saúde para cachorro: quais são as coberturas

O plano de saúde voltado para os cachorros possui atendimentos semelhantes a outros convênios médicos. O animal de estimação tem cobertura para consultas de emergência na rede credenciada, atendimentos clínicos agendados, exames de rotina e outras assistências complementares, como cuidados dentários do cachorro e acompanhamento médico.

Além dessas coberturas mais comuns, o plano de saúde para cachorro pode cobrir aplicação de vacinas contra doenças, internações do animal de estimação e atendimento veterinário a domicílio. Ao invés de ter que pagar separadamente por cada tipo de consulta e procedimento, o plano de saúde para cachorros facilita o acesso a cuidados veterinários por um preço mais acessível.

Algumas empresas permitem a inclusão de mais animais no contrato de um único responsável, o que funciona como um plano de saúde familiar. Nesse caso, quem é dono de mais cachorros e gatos consegue incluí-los em um mesmo plano de saúde.

Plano de saúde para cachorro possui carência?

Sim. Como acontece nos planos de saúde comuns, é necessário esperar alguns dias para fazer algumas consultas, exames, internações e cirurgias. Não há um período preestabelecido para as empresas que oferecem esse tipo de assistência veterinária, como acontece pela ANS. No entanto, a carência em atendimentos de urgência e emergência para o cachorro costuma ser de até 7 dias.

Caso você queira levar o seu cachorro para uma consulta clínica ou avaliação com o médico terá que esperar cerca de 30 dias após a contratação. Exames clínicos e radiografias possuem um tempo maior, podendo chegar até 60 dias de carência, enquanto procedimentos cirúrgicos são liberados apenas depois de alguns meses da contratação.

Fique atento! O tempo de carência do plano de saúde para cachorro pode variar de acordo com a empresa escolhida. Portanto, antes de fechar um convênio médico para o seu amigo, veja quanto tempo terá que esperar para fazer alguns procedimentos.

Vale a pena contratar um plano de saúde para cachorro?

Depende. Alguns cachorros podem nascer com sensibilidades ou desenvolver ao longo do tempo doenças e distúrbios. Os planos de saúde para cachorros costumam não cobrir doenças que já foram diagnosticadas por outras consultas e exames, logo, não é possível ter cobertura.

Por outro lado, em uma emergência médica, o cachorro beneficiado poderá ter o atendimento veterinário e fazer os exames necessários para avaliar o estado do animal. Quem pretende fazer a castração do cachorro no futuro ou aplicar as vacinas necessárias contra doenças, o plano de saúde pode ser uma boa alternativa, principalmente pelo preço das aplicações estar incluso em alguns casos.

Plano de saúde para cachorro: onde fazer

Muitas empresas já oferecem pacotes de assistência médica veterinária no mercado. No Brasil, o grupo Porto Seguro possui o Health For Pet, plano de saúde criado pensando no atendimento para animais de estimação. Outras opções são Saúde Pets, que possui convênios para cachorros de abrangência nacional e regional, e o Dr. Pet, que garante planos com cobertura para consultas, internações, cirurgias e outros exames de cachorros e gatos.

Veja também!