Plano de saúde individual: onde contratar - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Plano de saúde individual: onde contratar

O plano de saúde individual garante o atendimento médico e uma cobertura regional. Saiba mais sobre esse tipo de serviço e conheça algumas opções!

Os convênios médicos são uma alternativa para quem precisa ter um acompanhamento médico e fazer exames com mais frequência. Dependendo da localidade em que reside e da idade do cliente, os preços dos planos de saúde podem variar, no entanto, quanto maior a cobertura de atendimento contratada pelo beneficiário, mais cara ficará a mensalidade do plano médico.

Para oferecer uma rede de atendimento personalizada ao cliente, as empresas levam em conta a quantidade de beneficiários que o titular pelo plano deseja inserir no convênio médico. Dessa forma, é possível saber o que valerá mais a pena para o bolso do cliente, por isso, as empresas oferecem a possibilidade de contratar planos familiares, empresariais e individuais.

O plano de saúde individual é ideal para quem deseja ter uma rede de hospitais, clínicas e laboratórios mais perto da residência e não quer pagar por coberturas que possivelmente não precisará. Esse tipo de plano pode ser feito diretamente pela central de atendimento da empresa ou por um corretor autorizado. Saiba mais sobre o plano individual e descubra onde contratar!

Quando contratar o plano de saúde individual

O plano de saúde individual é mais indicado para quem vive sozinho e deseja ter uma assistência médica em caso de emergências ou se precisar fazer um acompanhamento médico mais frequente. Caso queira incluir familiares no contrato, o ideal é pensar na possibilidade de contratar um plano de saúde familiar, que permite a inclusão de mais pessoas aos serviços cobertos.

Plano de saúde individual: como contratar

A contratação do plano de saúde individual pode ser feita de duas formas: direto com o convênio médico ou por intermédio de uma corretora. Saiba mais abaixo:

Contratação feita diretamente com a empresa

O interessado entra em contato com o convênio médico e responde uma série de perguntas sobre sua saúde, incluindo doenças crônicas, idade e em qual região reside. A empresa oferecerá o plano de saúde individual conforme as informações do possível beneficiário. Caso esteja de acordo, o cliente fecha o contrato e passa a fazer parte do  convênio.

Contratação por adesão

Outra forma de contratar o plano individual é por meio das corretoras e administradoras. Esse tipo de contratação é feito por causa da cobertura dos convênios. Algumas empresas possuem assistências mais completas, mas não estão disponíveis para os planos individuais. Assim, a adesão do plano é feita pela corretora, que incluí taxas referentes aos serviços adicionais e, em caso de ligação com empresas e sindicatos, os encargos correspondentes, como coparticipação.

Onde contratar o plano de saúde individual

Grande parte das empresas de plano de saúde comercializam a opção para um único beneficiário. Entre as empresas estão a Amil, a BioVida, Greenline, Transmontano e São Cristóvão. Além do plano médico individual, essas companhias também possuem o plano familiar para proteger um grupo maior de beneficiários.

Os preços do plano de saúde individual variam de acordo com alguns fatores, principalmente por conta da idade do beneficiário e o número de hospitais, clínicas e centros credenciados ao plano. Os pacientes com idade acima dos 60 anos tendem a pagar mais caro por um plano individual, devido a faixa etária mais avançada. Por outro lado, o beneficiário que escolhe uma cobertura nacional ao invés da municipal terá maiores custos, pois seu plano médico será aceito em outras cidades.

Dica! Antes de contratar o plano de saúde individual, é importante verificar a relação completa dos atendimentos que são cobertos e a carência para utilizar ambos. Assim, o beneficiário evita possíveis transtornos quando precisar de um atendimento médico.

Veja também!