Como usar o seguro de casa em uma emergência

  • Google+
  • LinkedIn

Como usar o seguro residencialAssim que você faz um seguro residencial, você pode acionar a seguradora no caso de uma emergência na sua casa. Então, se o imóvel pegar fogo, for roubado ou sofrer algum dano elétrico, você terá a cobertura do seguro em dinheiro para recuperar o que precisa. Mas lembre-se: o seguro cobre apenas os danos que estiverem em contrato.

Como acionar o seguro de casa



1º passo: faça o boletim de ocorrência. Se sua casa sofreu um incêndio, uma explosão ou foi roubada, avise a polícia e faça um boletim de ocorrência. Você terá que apresentar esse documento para a seguradora.

2º passo: não mexa em nada. Mesmo que alguns móveis ou objetos sejam salvos no desastre, deixe tudo no lugar. Isso porque a seguradora vai avaliar o local quando você acioná-la. A empresa precisa confirmar o que aconteceu e quais danos foram causados antes de liberar a indenização.

3º passo: comunique a seguradora. Você pode fazer isso de três formas: ligando para o corretor que vendeu o seu seguro; ligando para a central de atendimento da seguradora; fazendo o aviso de sinistro pela internet. A seguradora vai pedir seus dados pessoais e o número da sua apólice.

4º passo: separe os documentos. Além do RG, CPF e comprovante de residência, você terá que apresentar alguns documentos específicos para comprovar o que aconteceu com a sua casa. Veja quais são os mais comuns para cada situação:

Incêndio ou explosão
Boletim de ocorrência policial;
Laudo do corpo de bombeiros;
Lista dos objetos prejudicados no desastre;
Nota fiscal dos objetos que estavam cobertos pelo seguro;
Escritura do imóvel.

Roubo ou furto
Boletim de ocorrência policial;
Lista dos objetos roubados, e valor do prejuízo;
Nota fiscal dos objetos que estavam cobertos pelo seguro.



Impacto de veículos
Boletim de ocorrência policial;
Lista dos objetos prejudicados na batida;
Nota fiscal dos objetos que estavam cobertos pelo seguro.

Danos elétricos
Lista dos objetos queimados;
Nota fiscal dos objetos que estavam cobertos pelo seguro.

5º passo: acompanhe o processo. Depois de entregar todos os documentos, a seguradora tem até 30 dias para pagar a indenização. Geralmente, você consegue acompanhar o andamento pelo site da empresa.



Está na dúvida sobre a cobertura do seguro?

Então, pergunte para o seu corretor tudo o que o plano cobre. Você também descobre estas informações na cópia do contrato que ficou com você. Para saber quais são as coberturas disponíveis em um seguro residencial, clique aqui.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.