Como usar o seguro de casa em uma emergência - Konkero

Como usar o seguro de casa em uma emergência

Veja os passos para acionar o seguro residencial contratado.

Assim que você faz um seguro residencial, você pode acionar a seguradora no caso de uma emergência na sua casa. Então, se o imóvel pegar fogo, for roubado ou sofrer algum dano elétrico, você terá a cobertura do seguro em dinheiro para recuperar o que precisa. Mas lembre-se: o seguro cobre apenas os danos que estiverem em contrato.

Como acionar o seguro de casa

1º Passo: Faça o boletim de ocorrência

Se sua casa sofreu um incêndio, uma explosão ou foi roubada, avise a polícia e faça um boletim de ocorrência. Você terá que apresentar esse documento para a seguradora. Mesmo que o momento seja complicado, procure registrar o boletim com o maior número de informações possíveis sobre o imóvel e os itens que foram roubados ou danificados.

2º Passo: Evite mexer no ambiente prejudicado pelo sinistro

Mesmo que alguns móveis ou objetos sejam salvos no desastre, deixe tudo no lugar. Isso porque a seguradora vai avaliar o local quando você acioná-la. A empresa precisa confirmar o que aconteceu e quais danos foram causados antes de liberar a indenização.

3º Passo: Acione a seguradora

Você pode fazer isso de três formas: ligando para o corretor que vendeu o seu seguro; pela central de atendimento da seguradora; fazendo o aviso de sinistro pela internet. Algumas empresas também permitem ativar o seguro por aplicativo. Após assinar a apólice, pergunte ao seu corretor ou a seguradora quais são os canais de atendimento para acionar o seguro. A seguradora vai pedir seus dados pessoais e o número da sua apólice.

4º Passo: Separe os documentos

Além do RG, CPF e comprovante de residência, você terá que apresentar alguns documentos específicos para comprovar o que aconteceu com a sua casa. Veja quais são os mais comuns para cada situação:

Incêndio ou explosão:
Boletim de ocorrência policial;
Laudo do corpo de bombeiros;
Lista dos objetos prejudicados no desastre;
Nota fiscal dos objetos que estavam cobertos pelo seguro;
Escritura do imóvel.

Roubo ou furto:
Boletim de ocorrência policial;
Lista dos objetos roubados, e valor do prejuízo;
Nota fiscal dos objetos que estavam cobertos pelo seguro.

Impacto de veículos:
Boletim de ocorrência policial;
Lista dos objetos prejudicados na batida;
Nota fiscal dos objetos que estavam cobertos pelo seguro.

Danos elétricos:
Lista dos objetos queimados;
Nota fiscal dos objetos que estavam cobertos pelo seguro.

5º Passo: Acompanhe o processo de solicitação

Depois de entregar todos os documentos, a seguradora tem até 30 dias para pagar a indenização. Geralmente, você consegue acompanhar o andamento pelo site da empresa.

Compare online o seguro residencial

Compare e encontre o melhor seguro para a sua casa! Clique aqui e faça a sua cotação online com a Smartia.

Está na dúvida sobre a cobertura do seguro?

Pergunte para o seu corretor tudo o que o plano cobre. Você também descobre estas informações na cópia do contrato que ficou com você. Para saber quais são as coberturas disponíveis em um seguro residencial, clique aqui.

Veja também!