Entenda a franquia do seguro de carro

A franquia do seguro de carro é um valor obrigatório que cobrado para consertar o seu carro. Conheça os três tipos que existem atualmente e decida qual atende o que você precisa

Entenda a franquia do seguro de automóvel

Ter um seguro de carro previne contra gastos inesperados caso você bata no veículo de alguém. Isso porque todo seguro cobre um valor máximo para carros de terceiro, que você pode acionar sem pagar nada. No entanto, para usar a cobertura no conserto do próprio carro, será cobrada uma taxa chamada de franquia.

Como a franquia do seguro de carros funciona

A franquia é um valor obrigatório que o seguro cobra para consertar o seu carro. Se você escolheu uma franquia de mil reais, por exemplo, a empresa paga somente os consertos que custam mais do que isso. Então, caso se envolva em um acidente, faça o orçamento em algumas oficinas para descobrir se poderá usar a franquia ou não.

Por exemplo: você bate o carro e leva o veículo para uma das oficinas da seguradora. Supondo que o orçamento fique em R$ 1.500, você terá que pagar mil reais para a seguradora, que é a franquia, enquanto o restante será um custo dela. Mas saiba que apenas oficinas cadastradas pela seguradora farão o serviço com uso da franquia, então, leve o carro em lugares com quem a empresa tem contrato.

Na hora de pedir cotações dos seguros, você precisa escolher o valor e o tipo de franquia. Mas procure comparar as propostas, pois essa escolha faz com que o preço do seguro mude muito.

Compare online seguro de carros

Economize até 40% por ano. Clique aqui e faça uma simulação gratuita no compareemcasa.com.br

3 tipos de franquia de seguro de carros

Franquia normal do seguro do carro

Você paga menos no seguro e deixa a franquia com um valor maior. Nesse caso, só conseguirá acionar a seguradora apenas em batidas que provocam danos maiores – justamente porque o valor da franquia é maior.

Franquia reduzida do seguro do carro

Indicada para quem acredita que vai usar o seguro com frequência. Na reduzida, o valor cobrado pela seguradora será menor para poder acionar o seguro mais vezes.

Franquia majorada do seguro do carro

Custa o dobro da franquia normal e, por esse motivo, deixa o seguro bem mais barato. Normalmente, só consegue ser acionada quando o acidente é grave justamente por causa do valor da franquia.

Qual franquia de seguro é melhor escolher?

Depende de você! Se preferir gastar menos no valor total do seguro, sabendo que pagará mais para usá-lo caso bata o carro, escolha a franquia normal. Mas quem acha vantajoso gastar mais no seguro para usar a franquia com uma freqüência maior, a reduzida é a opção ideal.

Dica: se você não costuma usar o seguro ou vai contratar um pela primeira vez, escolha a franquia normal. Assim você gasta menos para proteger o seu carro.

Saiba dessa? Você não paga a franquia do seguro do carro no caso de perda total

Existem duas situações que são consideradas perda total: se roubarem seu veículo, e ele não for encontrado, ou se acontecer um acidente que estrague o carro a ponto de não ter mais recuperação, como acontece em incêndios ou batidas graves. Nesses casos, as seguradoras são obrigadas a devolver o valor do seu carro sem cobrar o pagamento da franquia.

Compare online seguro de carros

Economize até 40% por ano. Clique aqui e faça uma simulação gratuita no compareemcasa.com.br

Fique atento! A seguradora só considera perda total quando o valor do conserto é igual ou maior do que 75% do preço do seu carro no mercado.

Outra situação em que você não paga a franquia acontece quando você aciona o seguro para consertar somente o carro de um terceiro – desde que o serviço não ultrapasse o valor definido em contrato para coberturas desse tipo.

Veja aqui 10 dicas para economizar no seguro do carro.

Veja também!




comentários