Avaria prévia – o que é o que significa - Konkero

Avaria prévia - o que é o que significa

Entenda o que significa avaria prévia e veja mais sobre os seguros de automóveis. 

Avaria prévia trata-se de danos ou escoriações do automóvel segurado antes da assinatura do contrato, por isso, esses sinistros não são cobertos pela apólice de seguros. Antes de conceder o seguro ao cliente, as seguradoras efetuam uma vistoria prévia e avaliam se o carro está em condições de participar da apólice. Nela, estão detalhadas todas as avarias prévias existentes no veículo.

Algumas empresas são criteriosas em relação ao histórico de uso do carro que será colocado no seguro. Dependendo do estado do automóvel, a empresa pode rejeitar a apólice para o bem. Vale ressaltar que não são todas as empresas que vetam carros com avarias. Algumas podem conceder a apólice, mas com restrições.

Entretanto, se houver indenização integral estabelecida em contrato, como roubos, furtos e perda total do veículo, os clientes podem resgatar a importância segurada do carro registrado. Basta apresentar o laudo de vistoria e documentos que provem a situação do veículo.

O que isso muda na minha vida?

Se por ventura o seu automóvel tiver algum dano ou problema, avise com antecedência quem estiver avaliando a situação do carro.  Posteriormente, se houver alguma diferença entre a avaliação prévia e o acionamento do seguro, você pode não conseguir resgatar o prêmio da apólice.

Antes de fechar um plano de seguros, pesquise em mais de uma empresa e explique a situação do automóvel. Pode ser que a seguradora conceda algum desconto se houver alteração em uma das cláusulas contratuais.

Lembre-se de que, em alguns casos, o seguro pode cobrir as avarias prévias se o contrato for de indenização integral. Nesses casos, o seguro já está liberado e passou pela avaliação prévia.

Veja também!