10 dicas para economizar no seguro do carro

  • Google+
  • LinkedIn

O seguro do carro é uma despesa quase indispensável, principalmente para quem dirige nas grandes cidades.



Mas você sabia que dá para economizar na hora da contratação? Com paciência para pesquisar, você encontra um seguro que caiba no seu orçamento.

O coordenador da Comissão de Automóveis do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP), Nilson Arello, indica algumas atitudes que vão ajudá-lo nessa etapa. Confira!

10 dicas para contratar um seguro mais barato

1. Aproveite a concorrência e cote o preço em pelo menos três seguradoras. É importante comparar, pois os valores são independentes e variam muito entre as empresas. “Cada seguradora tem sua própria tabela de preços”, comenta Nilson.

2. Peça todas as informações para o seu corretor. Como você depende dele para contratar o seguro, aproveite para tirar todas as suas dúvidas e peça ajuda para encontrar a melhor opção para seu perfil de motorista.

3. Analise as coberturas disponíveis. “Em vez de fazer um seguro contra roubos, incêndios e colisões, você pode escolher somente uma ou duas destas opções. Isso dá um desconto no preço total”, ensina o coordenador do Sincor-SP. Mesmo assim, pense bem antes de retirar uma cobertura.

4. Contrate os serviços que você realmente vai usar. É comum as seguradoras oferecem facilidades como carro reserva, seguro para os vidros, descontos em estabelecimentos etc. Mas essas vantagens não saem de graça. Então, veja quais opções existem e quais valem a pena.



5. Instale um rastreador. Na maioria das seguradoras, este sistema é gratuito e pode baratear a apólice em até 30%. Isso porque o rastreador evita que os carros roubados sejam deixados em desmanches ilegais. Então, como o risco da seguradora perder o veículo é menor, o preço do seguro cai.

6. Cuidado ao incluir um segundo condutor. Ter uma pessoa adicional no seguro pode encarecer o valor, principalmente se esta pessoa for menor de 25 anos. Mas se o carro não será utilizado apenas por você, não esconda a informação.

7. Analise a franquia. Quando você escolhe uma franquia mais alta, consegue baixar o preço do seguro. A desvantagem: no caso de acidentes e batidas, você terá que pagar um valor alto para acionar o seguro.

8. Se puder, pague o seguro à vista. Além de não se apertar com as parcelas nos outros meses, você tem chance de negociar um desconto com a seguradora.



9. Se não pagar à vista, parcele em menos vezes. Assim você se livra de gastar tanto com os juros que encarecem ainda mais o valor do seguro.

10. Continue cotando em outras seguradoras. Nem sempre a seguradora que você tem será a melhor opção. Isso acontece porque os preços sofrem reajuste frequentemente. Então, pesquise em outras empresas futuramente quando precisar renovar o contrato atual.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.