O que fazer para resgatar o seguro de vida

Quando o segurado ou a família precisam pegar esse dinheiro, é necessário ligar para a seguradora, preencher o sinistro e enviar documentos. Saiba como pedir o resgate do seguro de vida!

O que fazer para resgatar o seguro de vida

Assim que você contrata um seguro de vida, você e a sua família devem saber o que fazer para resgatar a indenização. Mas não se engane: dependendo da cobertura, o seguro não cobre somente a morte do segurado, mas pode ser resgatado em situações como invalidez temporária ou permanente, por exemplo.

As empresas que oferecem o seguro de vida conseguem manter diferentes coberturas e, de acordo com as necessidades pessoais do segurado, a apólice é montada. Antes de assinar o documento, o cliente deve entender quais são os sinistros cobertos pelo seguro de vida e assiná-lo apenas se estiver tudo certo e com as proteções escolhidas. Abaixo você confere como informar a seguradora sobre algum ocorrido e fazer o resgate do seguro de vida!

O primeiro passo: saber quando pedir o resgate do seguro de vida

Normalmente, quem contrata um seguro de vida está se protegendo financeiramente caso fique inválido por um período ou não possa mais trabalhar. Se isso acontecer, é você que precisa contatar a seguradora e pedir a indenização. Já nos casos de morte natural ou acidental deste segurado, algum parente próximo, que tenha os dados do seguro, precisa entrar com o pedido de resgate para receber a indenização.

O segundo passo: saber acionar a seguradora

Ligue para o corretor ou para a assistência 24 horas do seu plano. Em seguida, preencha o formulário de aviso de sinistro. Esse papel é fornecido pela seguradora, e você vai escrever ali os dados do segurado e o motivo pelo qual você está pedindo a indenização. Por exemplo, no formulário de morte acidental, é necessário escrever qual foi o acidente e como o segurado faleceu.

No final desta etapa, cada seguradora vai pedir alguns documentos para liberar o dinheiro, sendo que esse valor foi previsto na apólice. Saiba quais são os documentos mais pedidos em cada situação.

Invalidez por acidente

Invalidez por doença

Morte natural

Morte acidental

Em quanto tempo a indenização do seguro de vida será liberada?

De acordo com o as regras da Superintendência de Seguros Privados (Susep), depois que os documentos forem entregues, a seguradora terá o prazo máximo de 30 dias para pagar a indenização.

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL