Dicas para contratar o seguro de automóvel

Seguro de automóvel: como funciona, como contratar e dicas para fazer um bom negócio.

seguro de automóvel
Seguro veicular: como funciona, como contratar e dicas para fazer um bom negócio com seu seguro de automóvel.

Na hora de adquirir um veículo é importante se atentar aos gastos que ele vai gerar. Não basta apenas pensar no valor do financiamento, mas também no IPVA e no seguro.

O seguro de automóvel é peça fundamental para que a compra seja satisfatória. Por isso pensamos em algumas dicas na hora de contratar o seu.

Como funciona o seguro de automóvel?

O seguro de automóvel é um contrato que precisa ser firmado entre uma seguradora e o proprietário de um veículo. Todos os meses o contratante paga um valor estipulado em contrato.

Dessa forma, o veículo fica protegido contra roubo, acidentes e demais prejuízos gerados.

Caso precise acionar a seguradora, o contratante precisa pagar uma taxa chamada franquia. O valor dela depende do contrato firmado entre as partes e também à ocorrência.

Como é feito o cálculo do valor do seguro de automóvel?

Algumas questões são levadas em consideração na hora de definir o valor de um seguro. O ano de fabricação e o modelo do carro/moto é imprescindível na hora de calcular a mensalidade.

As seguradoras solicitam que os clientes preencham formulários com diversas informações. A idade do contratante e a constância em que usa o veículo também são essenciais.

Dicas para fazer um bom negócio

É importante pesquisar muito antes de fechar o contrato de um seguro de automóvel. Veja as dicas abaixo:

Modelo de veículo visado

Existem alguns modelos de automóvel que costumam ser mais roubados que outros. Essa informação é levada em consideração pelas seguradoras, o que torna o valor do seguro mais alto. Além disso, esses veículos são mais propensos a serem furtados.

Coberturas

Os pacotes básicos das seguradoras costumam cobrir os danos mais comuns, como: roubo, batida, incêndios etc. Mas é importante analisar quais são as suas necessidades antes de contratar esse plano.

Se você tem o costume de emprestar seu veículo para terceiros, saiba que é essencial contratar cobertura específica para isso.

Informações corretas

Passe todas as informações corretas para a seguradora. Não omita dados para deixar o seguro mais barato, pois isso pode ser prejudicial em um momento de necessidade.

Informe se o seu vai ficar estacionado na rua, se outras pessoas o utilizarão, se vai usá-lo todos os dias etc.

Veja o histórico da seguradora

Antes de definir sua seguradora busque informações sobre seu histórico. Veja se a mesma possui muitas reclamações em aberto no Reclame Aqui, por exemplo. Busque uma empresa que tenha uma boa reputação com os clientes.

Contratar um seguro de automóvel não é um bicho de sete cabeças, mas é um processo que precisa ser feito com cuidado. Usar essas dicas pode reduzir problemas no futuro.

Quer saber mais sobre seguro veicular? Acesse nosso blog e leia mais conteúdos.




Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.

Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 FinanZero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL