Carregando...

InícioPostsSeguro - Plano de saúde

Qual a diferença entre o plano de saúde hospitalar e o ambulatorial?

Qual a diferença entre o plano de saúde hospitalar e o ambulatorial?

Entenda como funciona os dois tipos de planos de saúde e descubra qual valerá mais a pena para você.  A contratação de um plano de saúde é ideal para quem pretende ter assistência médica em casos de emergências e tratar de outras doenças. O serviço libera o atendimento em hospitais, clínicas credenciadas e laboratórios para […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Entenda como funciona os dois tipos de planos de saúde e descubra qual valerá mais a pena para você. 

A contratação de um plano de saúde é ideal para quem pretende ter assistência médica em casos de emergências e tratar de outras doenças. O serviço libera o atendimento em hospitais, clínicas credenciadas e laboratórios para que o beneficiário do plano faça o acompanhamento médico com profissionais que possam ajudar em seu tratamento e recuperação.

No momento em que for até um corretor ou procurar as operadoras de plano de saúde para saber dos preços e condições, o cliente precisa ter uma ideia do tipo de cobertura que pretende contratar e quantas pessoas serão incluídas no convênio para fazer um plano  com as assistências necessárias e com um preço justo.

A primeira dúvida que surge é entre contratar um plano de saúde com segmentação hospitalar ou ambulatorial. As duas opções garantem atendimento médico, mas possuem coberturas diferentes. Veja abaixo como funciona cada uma delas e descubra qual será a melhor escolha pra você!

Como funciona o plano de saúde hospitalar

Este tipo de plano garante o atendimento do paciente em casos de urgência e emergência. Logo, se o cliente sofreu algum acidente e estiver sentindo dores, basta procurar uma unidade de atendimento credenciada à operadora do plano de saúde e passar em consulta. Além desse atendimento, a segmentação do tipo hospitalar permite que o beneficiário seja internado e operado em casos mais urgentes.

O plano de saúde hospitalar está disponível com e sem obstetrícia, ou seja, de acordo com a contratação, a beneficiária ou dependente pode não conseguir fazer o parto em um dos hospitais da rede do plano de saúde. Portanto, verifique junto à operadora se o seu convênio médico hospitalar possui cobertura para dar a luz e fará o atendimento do recém nascido no primeiro mês de vida. Veja abaixo todos os atendimentos cobertos pelo plano hospitalar.

Coberturas do plano hospitalar

  • Atendimento de urgência e emergência;
  • Internação comum;
  • Internação em UTI;
  • Consultas médicas e exames na unidade de atendimento;
  • Anestesia e outros materiais hospitalares;
  • Sessões de quimioterapia, radioterapia, hemodiálise, fisioterapia e outros;
  • Cirurgias;
  • Acompanhamento para procedimentos de transplantes;
  • Embolização e radiografias (tomografia, ressonância e ultrassonografia);
  • Colocação de sonda ou alimentação intravenosa no paciente.

Entenda o plano médico ambulatorial

O plano ambulatorial libera atendimento em clínicas, laboratórios e centros médicos de terapias. Diferente do que acontece no plano hospitalar, essa opção procura conceder atendimentos agendados e acompanhamento durante tratamentos médicos. Os atendimentos de emergência e urgência também são liberados no plano de saúde ambulatorial, entretanto, o paciente só terá cobertura nas 12 primeiras horas após a entrada no hospital. Caso fique mais tempo no local, ele terá que arcar com os custos do atendimento médico após as 12 horas de entrada.

Coberturas do plano ambulatorial

  • Atendimento de urgência e emergência nas 12 primeiras horas;
  • Exames e procedimentos clínicos;
  • Consultas em ambulatórios de especialidades;
  • Procedimentos específicos (hemoterapia, radioterapia e  hemodiálise).

Qual tipo de assistência médica devo contratar?

Na hora de contratar um plano de saúde, o interessado precisa pensar a longo prazo e colocar no papel quais atendimentos deseja fazer quando estiver com o convênio médico e precisar passar em consulta. Quem pretende ter uma cobertura maior em situações de emergência, o plano hospitalar é a melhor opção. Com ele, você e sua família receberão atendimento em casos de emergências e poderão fazer exames para obter um diagnóstico mais rápido.

O plano ambulatorial é mais econômico, mas possui poucas assistências inclusas. Ele permitirá que o beneficiário tenha o atendimento de emergência, mas só incluirá as primeiras 12 horas no hospital. Além disso, procedimentos cirúrgicos e exames mais complexos terão custos cobrados fora do plano de saúde contratado.

Entenda a carência dos planos de saúde

Quando for contratar um plano de saúde, além da segmentação do contrato, o beneficiário deve ficar atento em relação ao período de carência estipulado pela operadora junto à ANS. Trata-se do tempo necessário para conseguir utilizar determinadas coberturas do plano de saúde que foi contratado.

Atendimentos de urgência e emergência são liberados após 24 horas da contratação, já internações cirúrgicas e outros procedimentos só são liberados após 180 dias. Entenda mais sobre a carência nos planos médicos.

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes