Confira tudo o que você precisa saber sobre os planos de saúde da LifeDay e saiba qual é o melhor para você!
A LifeDay Saúde é uma operadora de planos de saúde com mais de 40 anos de experiência neste setor. Com rede credenciada em quatro estados brasileiros, a empresa oferece planos de assistência médica e também assistência odontológica.
A contratação de um plano de saúde pode ser de grande utilidade para quem faz visitas regulares a centros de atendimento médico, ou quer ter a garantia de que será atendido rapidamente em casos de emergência, ou, ainda, quer ter acesso a outras especialidades sem ter que pagar um valor tão alto por cada serviço utilizado.
Veja agora tudo o que você precisa saber sobre os planos de saúde oferecidos pela LifeDay Saúde, conhecendo as coberturas, tempo de carência e outras informações importantes.
Tipos de planos disponíveis
A LifeDay é uma empresa que comercializa diferentes tipos de planos, ideal para atender os diferentes públicos. Nela, é possível contratar planos individuais ou familiares, e planos coletivos, que são contratados por pessoas jurídicas e podem ser por adesão ou empresariais.
Os planos por adesão são aqueles voltados para entidades, como sindicatos e associações representativas de classes profissionais, onde o convênio é oferecido para os associados, enquanto os planos empresariais são para empresas, que os contratam para o uso de seus funcionários.
Além disso, os planos podem ser categorizados como ambulatoriais ou hospitalares, além de poder oferecer assistência odontológica também. O plano ambulatorial é mais básico e garante a cobertura de atendimentos mais simples, como consultas, exames complementares, procedimentos e cirurgias realizadas em consultório ou ambulatório, além das coberturas mínimas estabelecidas pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).
Já o plano hospitalar é mais completo, uma vez que envolve os atendimentos hospitalares. Ele cobre internações clínicas e cirúrgicas, inclusive os exames e procedimentos realizados durante a internação, desde que estejam previstos no contrato ou façam parte das coberturas obrigatórias.
O plano de saúde LifeDay é modular, permitindo que o futuro beneficiário monte o seu plano com subplanos de acordo com a sua necessidade. Deste modo, a empresa oferece os seguintes subplanos:
- Plano de Medicamentos: garante gratuidade em medicamentos para início imediato de tratamento prescrito;
- Gestão de Crônicos: um programa de cuidados especiais para pacientes com doenças crônicas;
- Seguro Prestamista: permite a continuidade da assistência médica por mais 90 dias caso o titular perca o emprego, ou por 180 dias caso ele faleça;
- Plano Odontológico: garante acesso imediato e consulta preventiva;
- Saúde 24Horas: informações sobre saúde com enfermeiras a qualquer hora por meio dos canais de atendimento.
Há ainda um plano específico para os participantes da Associação Comercial de Porto Alegre, com cobertura ambulatorial e odontológica ou hospitalar e odontológica, e o QVida, específico para os associados ao FCDL-RS (Federação das Câmaras de Dirigentes Logistas do Rio Grande do Sul), com cobertura hospitalar e ambulatorial.
Coberturas disponíveis
As coberturas oferecidas incluem as obrigatórias, inclusas no Rol de Procedimentos da ANS, e também outras. As coberturas obrigatórias abrangem serviços como consultas médicas e exames; despesas de acompanhantes para pacientes menores de 18 anos, idosos a partir de 60 anos e portadores de necessidades especiais; serviços de nutricionista, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional durante a internação hospitalar; fisioterapia; entre outros.
Qual a carência
A carência é o tempo que se deve esperar após a contratação do plano para poder, efetivamente, utilizar todos os serviços contratados. Os prazos máximos de carência permitidos por lei variam entre 24 horas e 300 dias, sendo 24 horas para atendimentos urgentes emergenciais, 180 dias para consultas, exames, internações e cirurgias, e 300 dias para partos a partir da 38ª semana (parto a termo).
Na LifeDay, os novos beneficiários devem esperar até 24 horas para atendimentos de urgência e emergência, 30 dias para consultas, exames e eletrocardiogramas, 60 dias para atendimentos odontológicos, 90 dias para fonoaudiologia, fisioterapia e nutricionista, 180 dias para internações e 300 dias para partos.
Quem pode contratar o plano de saúde
Os planos de assistência médica oferecidos pela empresa podem ser contratados por pessoas físicas e também jurídicas, a depender do tipo de plano. Para contratar, é possível fazer uma cotação junto à operadora, entrando em contato pelos telefones (51) 3181 0292, (48) 3211 1488 e (47) 3055 8800, ou com um corretor autorizado e credenciado.
Como cancelar o plano de saúde contratado
Se você quer cancelar o seu plano, independente do motivo, você pode entrar em contato com uma das centrais de atendimento da empresa e solicitar o cancelamento da assistência, caso o plano seja familiar ou individual. Já se o seu plano for empresarial, fale com o seu empregador ou com o departamento responsável pela parte de benefícios da empresa onde você trabalha e solicite a sua exclusão do convênio.
Qual a avaliação do plano de saúde LifeDay
Saber a avaliação da empresa é fundamental para fazer a contratação sem medo de se arrepender depois. A ANS é o órgão responsável por acompanhar os planos de saúde no Brasil, indicando, por meio do IDSS (Índice de Desempenho de Saúde Suplementar), se a operadora é bem avaliada. A nota no índice varia de 0 a 1.
A nota no IDSS da LifeDay é 0,2519 enquanto no Reclame Aqui, a empresa é avaliada como “Boa”, com nota 7.3. 97,7% das reclamações dos usuários foram respondidas, e o seu índice de solução é de 76,9% (dados recolhidos em 17 de junho de 2020).