Saiba como funcionam as cotas em universidades federais

  • Google+
  • LinkedIn

Descubra quem tem direito às vagas reservadas na lei de cotas e saiba defender os seus direitos



Reservar vagas das universidades federais para alunos de cotas agora é lei. Até 2016, metade das vagas dessas universidades terão que ser preenchidas por cotistas! Mas você sabe quais os parâmetros para se encaixar nas cotas? Confira as regras e descubra se você também tem direito a disputar essas vagas.

As regras da lei de cotas

– 50% das vagas das universidades federais deverão ser reservadas para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas públicas;

– Dentro dessas vagas, metade será destinada para alunos com renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa;

– E a outra metade será reservada para estudantes pretos, pardos ou indígenas.

Cota racial

As vagas de critério racial são preenchidas a partir da autodeclaração, ou seja, o aluno deve informar no momento da inscrição a que grupo racial pertence. A informação precisa estar no formulário de inscrição, indicando a qual dos três grupos – preto, pardo ou indígena – o candidato faz parte. Os critérios de cor e raça foram estabelecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).



Cota social

Quem cursou as três séries do Ensino Médio em escola pública ou terminou os estudos em supletivos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) pode ter acesso às vagas reservadas na Lei de Cotas. Aqueles com o certificado de conclusão do Ensino Médio através do Enem também podem preencher essas vagas! Saiba o que apresentar para se encaixar na cota social:

-Declaração assinada pelo candidato, atestando quantos integrantes existem na família e qual a renda de cada um deles;
– Comprovante de endereço atual;
– Comprovante de inscrição no vestibular;
– Cópia de RG e CPF dos familiares e certidão de nascimentos dos menores de idade;
-Certidão de casamento ou documento de União Estável quando necessário;
-Comprovantes de renda bruta dos familiares maiores de idade.

Algumas universidades aceitam o envio das cópias dos documentos pelos Correios. Verifique o edital da prova e informe-se sobre como entregar a documentação.



Já os estudantes que tiveram bolsa integral em colégios particulares não têm direito às cotas, sendo que essa regra também vale para institutos federais de formação profissional e tecnológica. Por isso, informe-se antes de efetuar sua inscrição!

Já pensou em fazer um financiamento estudantil? Saiba como funciona o Fies.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.