Quando fazer uma pós-graduação? - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Quando fazer uma pós-graduação?

Está na dúvida de qual é o melhor momento para fazer a sua pós-graduação? Confira alguns pontos importantes antes de decidir o futuro de sua carreira.

Quando-fazer-pós

Fazer uma pós-graduação é sempre um bom caminho. Afinal, esse tipo de curso é importante para o currículo e abre as portas do mercado de trabalho. Quem recorre à pós-graduação pode se especializar em um setor específico da formação superior ou conseguir o título de mestre e doutor dentro da área de estudo.

Mas nem todo mundo precisa começar uma pós logo depois de terminar a faculdade. Antes, é legal analisar o seu objetivo profissional. Geralmente, esse tipo de curso demora cerca de quatro semestres ou mais para ser concluído. Por isso é importante pensar bem!

Fazer a pós agora ou depois?

Para quem quer se especializar e trabalhar em uma área específica, é interessante procurar cursos que complementem a graduação. Por exemplo, se você estudou administração e quer trabalhar com finanças, vale fazer uma pós-graduação na área.

Mas se está em dúvida sobre qual curso fazer, não precisa se precipitar. Afinal, dá para começar uma pós-graduação em qualquer momento da carreira!

Alguns cursos, como o MBA, são interessantes para quem já tem experiência profissional e quer desenvolver habilidades de gestão.  Ou seja, é ainda melhor cursar algum tempo depois de formado.

E se o problema é pagar, algumas empresas ajudam bancar o estudo, contanto que o funcionário fique na companhia por algum tempo. Vale se informar!

Pós-graduação ou extensão universitária: qual é melhor?

As duas modalidades de curso são interessantes e irão ajudar no desenvolvimento profissional. A pós-graduação é um curso intenso que pode durar mais de dois anos, dependendo do objetivo final do aluno. Ele pode escolher entre um MBA, um mestrado ou doutorado.

A extensão universitária dura menos tempo que uma graduação, mas amplifica os conhecimentos do aluno sobre uma determinada área que aprendeu na faculdade. Esses cursos costumam durar cerca de três meses e possui certificação.

Se você pretende seguir na carreira acadêmica e tornar-se um professor, a pós-graduação é o mais indicado nesses casos. Você aprenderá sobre métodos de ensino dentro da área que escolheu e ministrará aulas com o título de mestre ou doutor.

Os cursos de extensão universitária são uma opção pra quem terminou a graduação, mas quer aprender mais sobre determinado assunto e em pouco tempo. Muitas vezes não é possível se aprofundar muito em uma matéria específica e um caminho mais fácil é investir na extensão.

Pós-graduação EAD: como fazer?

Algumas universidades oferecem o curso de pós-graduação à distância para que os alunos participem das aulas pela internet e garantam o diploma no final do período. O aluno consegue estudar em casa ou no intervalo do trabalho e assistir todo o conteúdo pela internet. A maioria das instituições solicita apenas que o estudante vá algumas vezes em um pólo de ensino para fazer provas e levar documentos.

Antes de fazer a matrícula na universidade, saiba que você precisa ter alguns itens pra conseguir acompanhar as aulas. São eles:

  • Computador;
  • Conexão com a internet;
  • Fones de ouvido.

Além disso, o ambiente precisa ser calmo e tranquilo. Dessa forma, você garante mais atenção e um bom aprendizado. Clique aqui e saiba mais sobre a pós-graduação à distância.

Veja também!