Pós-graduação à distância: vale a pena fazer? - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Pós-graduação à distância: vale a pena fazer?

Descubra quais as vantagens em fazer uma graduação à distância.

online

Com o crescimento dos cursos EAD, que são cursos que podemos fazer à distância, ficou mais fácil fazer uma pós-graduação. Uma das grandes vantagens desse tipo de ensino é a flexibilidade de horário. Você decide se quer estudar de manhã, de tarde ou à noite!

Além disso, depois que o Ministério da Educação (MEC) autorizou a pós-graduação à distância, o diploma tem a mesma validade que o de um curso presencial.

Mas será que vale a pena fazer uma pós-graduação à distância? Confira abaixo os prós e contras de fazer um curso EAD e saiba mais sobre esse tipo de aula.

O que analisar antes de fazer uma pós-graduação à distância

Antes de começar, você precisa saber se o curso é reconhecido pelo MEC. Se ele não for, você não receberá o certificado e gastará dinheiro à toa. Veja aqui como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC.

Como você vai estudar em casa, com a ajuda de livros e de aulas na internet, muitos itens poderão te distrair: televisão, telefone, amigos, sono…  Por isso, comprometimento é fundamental!

Outro ponto importante: apesar de o professor não estar junto, há um acompanhamento do desempenho dos alunos e avaliação dos horários de acesso às aulas. Por isso, não pense que irá fugir das cobranças. Lembrando que o MEC exige provas presenciais e monografia para se formar. Ou seja, você terá que ir até o centro de ensino algumas vezes no semestre.

Como funciona o estudo à distância

Um quesito indispensável para fazer a pós-graduação à distância é a dedicação. Afinal, você terá que estudar da mesma forma que estudaria se frequentasse a faculdade todos os dias. A maioria das aulas acontece via internet, por vídeos, e os estudantes podem tirar dúvidas ou entrar em contato com o professor e os colegas pelos fóruns e grupos de e-mail.

Muitas universidades possuem pólos de ensino à distância espalhados por diversos estados brasileiros. As lições e trabalhos são feitos online, mas os estudantes conseguem encaminhar documentos, fazer provas e aulas presenciais para tirar dúvidas e participar de palestras. Na hora de escolher a pós-graduação à distância, leve em conta sua localidade se houver pólos da universidade na sua região.

As ferramentas para fazer o EAD

Os alunos que escolhem um curso à distância devem pensar em como irão acompanhar as aulas e fazer as atividades ao longo da formação. O computador pessoal com conexão à internet é um item obrigatório na hora de estudar. Por meio dele, você fará o acesso à plataforma de ensino à distância e conseguirá fazer as atividades do curso. Logo, a conexão com a internet também é um fator importante, tendo em vista os dados que serão acessados.

Para assistir às videoaulas e manter uma boa concentração, pense em garantir um bom fone de ouvido e conectá-lo ao computador na hora de estudar. O ambiente para estudar precisa ser calmo e tranquilo. Dessa forma, você garante mais concentração e um bom aprendizado.

Veja também!