Os 10 passos para fazer a inscrição no Fies

  • Google+
  • LinkedIn

Os 10 passos para fazer a inscrição no FiesSe você estuda em uma faculdade particular e está pensando em trancar a matrícula porque as mensalidades não param de subir, saiba que existe solução.O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que é um programa do Ministério da Educação, pode ajudá-lo a se formar. Nesse financiamento, você paga R$ 50 a cada três meses enquanto estiver estudando, e terá alguns anos após a formação para quitar o que falta.

Clique aqui para entender todos os detalhes do programa.



Ficou interessado? Então confira o passo a passo financiar sua graduação.

1. Faça a inscrição no sistema do Fies Para isso, clique nesse link e informe o seu CPF, a data de nascimento, o e-mail que você usa sempre e uma senha. Depois de enviar esses dados, você vai receber um e-mail de confirmação. Clique no link que vai aparecer dentro da mensagem e entre no sistema novamente, usando a senha que você cadastrou.

2. Informe seus dados pessoais Neste passo você é obrigado a colocar no sistema qual a sua renda e a renda da sua família, pois com essa informação o programa descobre se você pode ou não participar do financiamento. Vale saber: estudantes cujas famílias recebem mais do que 20 salários mínimos (em torno de R$ 14,5 mil) não são contemplados com o Fies.

3. Informe os dados de quem mora com você Aqui você deve cadastrar o nome e CPF dos familiares que moram na mesma casa em que você. Atenção: nessa tela você tem acesso aos documentos necessários para comprovar as informações que cadastrou até aí, como comprovante de residência e de renda. Anote quais são eles.

4. Coloque o curso e faculdade em que está estudando Lembre que o Fies só pode ser usado para pagar cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). Na dúvida, clique neste link e confirme se o curso está cadastrado no Fies. Nesta etapa você também preenche informações como a duração do curso, valor da mensalidade e o período que pretende financiar.

5. Faça a simulação do seu financiamento Com base em todas as informações que você preencheu, o sistema vai fazer uma simulação de como seria o seu financiamento. Nessa fase, você poderá ver o valor aproximado de quanto vai pagar nas parcelas.



6. Selecione o banco em que você quer fazer o financiamento Existem duas opções: a Caixa Econômica Federal ou o Banco do Brasil. Você precisa selecionar qual deles prefere e também a agência onde vai contratar o financiamento. Dica: procure uma agência que fique próxima da sua casa ou do seu trabalho.

7. Escolha o tipo de fiança Ela é a garantia de que você vai pagar o financiamento. Existem três tipos de fiança no Fies: a convencional, que é quando o estudante apresenta uma ou duas pessoas responsáveis pelo pagamento dos estudos caso você tenha algum problema; a solidária, em que um grupo de até cinco estudantes se reúne e assume o pagamento dos outros, caso seja necessário; e o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), que pode ser usado por quem não consegue um fiador e tem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

8. Confira os dados que você informou Essa é a hora de reler tudo com atenção. Se você digitar alguma informação errada, corrija os dados e só depois faça a sua inscrição.



9. Confirme o seu cadastro na instituição de ensino Após se inscrever pelo sistema online, você tem até 10 dias para procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento da sua faculdade e levar os comprovantes de renda, residência e outros papeis que estavam listados no item três deste passo a passo. Se você não sabe onde fica a comissão, informe-se na secretaria da sua faculdade.

10. Vá até a agência bancária e contrate o financiamento Essa é a última etapa! Você deve ir até a agência que escolheu quando preencheu o seu cadastro, como explicamos no item seis, e finalizar a contratação. O prazo para fazer isso é de mais 10 dias, portanto, não se atrase.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.