Onde pagar o boleto do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Onde pagar o boleto do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil)

Você sabe onde pagar o boleto do Fies? Confira aqui onde você pode quitar esse dívida.

duvida

Uma das responsabilidades de quem financia os estudos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é pagar as parcelas trimestrais de R$ 150, que são cobradas durante todo o período da graduação. Essas parcelas são, na verdade, os juros do financiamento. Após esse período, o aluno entra na fase de carência que consiste em 18 meses para continuar no programa com pagamentos trimestrais de R$ 150. Depois, acontece a fase de amortização, onde o saldo devedor do financiamento pode ser pago em até 12 anos.

Como em outros tipos de financiamento, o Fies precisa ser pago em dia. Mesmo com pagamentos mais facilitados, é um compromisso do estudante e do fiador arcar com as parcelas. Por isso, veja abaixo onde pagar o boleto do Fies e outras dicas para manter o seu Fies em situação regular.

Onde pagar o seu boleto do Fies?

Você pode pagar o boleto do Fies em qualquer agência ou até mesmo pela sua conta no internet banking ou aplicativo bancário, desde que ainda esteja dentro do prazo de pagamento. Depois dessa data, você só poderá quitar a parcela em uma agência da Caixa Econômica ou do Banco do Brasil, de acordo com a opção que você selecionou quando fez o cadastro no sistema.

Saiba que o boleto costuma ser enviado para a sua casa pelos Correios. Mas, se ele não chegar, você pode acessar o site da Caixa Econômica Federal e imprimir a segunda via. Se a sua opção foi o Banco do Brasil, você precisa ligar na central de atendimento e pedir para que enviem outro boleto, já que o banco não tem esse serviço pela internet. O telefone é o 0800-729-0001, e a ligação é gratuita.

Quando vence o pagamento do Fies

Os boletos das parcelas trimestrais vencem sempre em março, junho, setembro e dezembro. O dia de vencimento é a data que você escolheu quando contratou o financiamento (5, 10, 15, 20 ou 25). Por isso, fique atento e não perca a data!

Renovação do contrato com o Fies: como fazer

O contrato do Fies é semestral, ou seja, se o estudante quiser financiar o período seguinte, ele terá que fazer o aditamento e renovar o seu contrato. Para isso, acesse o sistema do Fies e informe o CPF e a senha que você cadastrou quando se inscreveu no programa. Existem dois tipos de aditamento no Fies. São eles:

Aditamento Simplificado

Você escolhe essa opção quando não precisa alterar nada do contrato ou tem que atualizar algum dado simples, como o seu endereço. Também dá para atualizar o valor das mensalidades, que pode mudar com a virada do semestre. Para fazer o aditamento simplificado, basta acessar o sistema, confirmar os dados de cadastro e depois ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua faculdade para retirar o documento que comprova que sua matrícula está regular.

Aditamento Não simplificado

Essa opção deve ser feita quando há mudanças mais complexas no contrato, como troca de fiador, alteração da faculdade em que você está matriculado ou aumento do prazo de pagamento. Os primeiros passos são os mesmos – você terá que confirmar tudo no sistema e comparecer à CPSA da sua faculdade. Mas depois deve ir até a agência onde você assinou o contrato junto com o seu fiador e formalizar essas alterações. O prazo para fazer isso é de dez dias úteis.

Entenda mais sobre o Fies

O programa de financiamento possui algumas regras de adesão. O candidato deve ter feito o Enem a partir do ano 2010 e ter renda mensal familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Saiba mais sobre as regras gerais do Fies clicando aqui.

Veja também!