O que é um curso de extensão universitária? - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

O que é um curso de extensão universitária?

Saiba como funcionam os cursos de extensão universitária e veja se é um boa opção para você.

Quem já terminou a faculdade e quer dar continuidade aos estudos pode seguir por alguns caminhos. A extensão universitária é uma oportunidade de ampliar o que você aprendeu ao longo dos semestres e explorar novas áreas da sua formação.

Esse tipo de curso atualiza o aluno para que ele acompanhe as tendências do mercado. Também é uma ótima saída para quem quer desenvolver habilidades específicas que não foram ensinadas na faculdade. A extensão universitária tem duração curta – em média 3 meses – e fornece certificado.

Quem pode fazer um curso de extensão universitária?

Os cursos de extensão são voltados tanto para quem já terminou a faculdade quanto aos alunos que ainda não ingressaram no ensino superior, mas possuem curiosidade de saber como funciona a área. Nesses casos, vale a pena ler um pouco sobre o conteúdo do curso antes e entender mais sobre os assuntos que serão abordados.

Quanto custa um curso de extensão?

Os preços de um curso nessa modalidade variam conforme a universidade escolhida pelo aluno, a carga horária e o conteúdo que será estudado. Como a duração do curso é menor, fica mais barato que uma pós-graduação, por exemplo.

Extensão ou pós-graduação?

Um certificado de extensão não vale como uma pós-graduação. Pela carga horária, na graduação é possível aprender mais conteúdos e desenvolver projetos e atividades maiores. Por isso, o curso de extensão não deve ser feito no intuito de substituir a especialização ou o mestrado.

Entretanto, uma extensão universitária pode ajudar bastante quem está em dúvida sobre que pós-graduação deve fazer. Por exemplo, se você não tem certeza se deve começar uma especialização em marketing, pode fazer a extensão (que é mais curta) e ver se gosta do assunto. Todavia, sempre é válido aprimorar os conhecimentos da sua carreira.

EAD ou ensino presencial: qual é o melhor?

Algumas universidades oferecem o curso de extensão à distância e de forma presencial para que os alunos participem das aulas e garantam o diploma no final do período. Quem tem menos tempo disponível pode optar pela extensão EAD. O aluno consegue estudar em casa ou no intervalo do trabalho e assistir todo o conteúdo pela internet. A maioria das instituições solicita apenas que o estudante compareça algumas vezes em um pólo de ensino para fazer provas e levar documentos.

Se você tem um tempo livre e acha que aprenderá mais com aulas presenciais, também é possível encontrar centros universitários que abrem turmas para cursos de extensão. Dependendo do conteúdo das aulas, o aluno pode usar a infraestrutura da faculdade quando for fazer atividades, consultar a biblioteca do campus e interagir com colegas e professores.

A melhor opção vai depender muito do tempo que você tem disponível para participar das aulas e a forma de como é a sua rotina de estudo. Mesmo que seja um curso menos intenso que uma graduação e uma pós graduação, é fundamental que você arranje um local e os equipamentos adequados para estudar se escolher o EAD, por exemplo.

Veja também!