Já pensou em fazer um curso técnico à distância? - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Já pensou em fazer um curso técnico à distância?

Esse tipo de ensino pode ser uma boa opção para quem está com a rotina apertada. Ele oferece certificação e é focado no mercado de trabalho.

online

Você sabia que fazer um curso técnico pode ser o caminho mais curto entre você e o mercado de trabalho? Muitas empresas estão procurando profissionais especializados e que estejam preparados para a prática. É exatamente isso que um curso técnico oferece. Essa modalidade de ensino tende a priorizar mais a prática, contribuindo para a experiência do aluno na área do curso.

Mas você está sem tempo e acha que vai ficar difícil encaixar os estudos na rotina? Pois fazer um curso técnico à distância pode ser a solução. Você que escolhe o horário dos seus estudos e não precisa ir todos os dias até a escola marcar presença. Confira!

As vantagens do curso técnico à distância

Uma das grandes vantagens desse tipo de ensino é a flexibilidade de horários. Você decide quando vai estudar, de acordo com as suas necessidades. Além disso, não precisa se deslocar até a escola, economizando o dinheiro do transporte e também bastante tempo.

Outra vantagem é que dá para conciliar o curso com outros estudos, já que você pode começar o curso técnico ainda no ensino médio. Porém, para receber a certificação, é necessário que tenha se formado no colegial.

Quais os cursos técnicos à distância?

Existem vários cursos técnicos à distância. O Senai, por exemplo, oferece mais de 300 opções em diversos estados brasileiros. Clique aqui para conferir. Outras instituições, como o Senac, também oferecem técnicos em diversas áreas, porém, o local exige que seja feito um encontro presencial entre alunos e professores a cada módulo. As Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) oferecem cursos à distância e semipresenciais gratuitos, mas é preciso fazer uma prova para concorrer às vagas. Clique aqui e fique por dentro das próximas datas dos exames.

Como funciona o estudo à distância

Um quesito indispensável para fazer o ensino técnico à distância é a dedicação e o compromisso. Afinal, você terá que estudar da mesma forma que estudaria se frequentasse a escola técnica diariamente. A maioria das aulas acontece via internet, por meio de vídeos, e os estudantes podem tirar dúvidas ou entrar em contato com o professor e os colegas pelos fóruns e grupos de e-mails ou aplicativos de mensagem.

Muitas universidades possuem centros de ensino à distância espalhados por diversos estados. As lições e trabalhos são feitos online, mas os estudantes conseguem encaminhar documentos, fazer provas e aulas presenciais para tirar dúvidas e participar de palestras. Na hora de escolher a pós-graduação à distância, leve em conta sua localidade se houver pólos da instituição de ensino na sua região.

As ferramentas para fazer o EAD

Os alunos que escolhem um curso técnico à distância devem pensar como irão acompanhar as aulas e fazer as atividades ao longo da formação. O computador pessoal com conexão à internet é um item obrigatório na hora de estudar. Por meio dele, você fará o acesso à plataforma de EAD e conseguirá fazer as atividades do curso. Logo, a conexão com a internet também é um fator importante, tendo em vista os dados que serão acessados.

Para assistir às videoaulas e manter uma boa concentração, pense em garantir um bom fone de ouvido e conectá-lo ao computador na hora de estudar. O ambiente precisa ser calmo e tranquilo. Dessa forma, você garante mais atenção e um bom aprendizado.

Veja também!