Compare o Fies com o Pravaler e faça a melhor escolha

Veja quais são as vantagens oferecidas pelo Fies e o Pravaler e escolha o financiamento estudantil que melhor te atender. Confira!

Existem alguns caminhos para conquistar o seu diploma mesmo se você acredita que não pode gastar essa grana agora. Isso porque o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Pravaler são dois financiamentos estudantis que reduzem as parcelas pagas por mês e aumentam o prazo de pagamento da sua formação.

O Fies, que é do Governo Federal, tem os menores juros do mercado e permite que o aluno pague o curso em um período maior do que o Pravaler, que é um financiamento privado. Por outro lado, costuma ser mais difícil conseguir a aprovação no Fies e você só pode antecipar o pagamento quando concluir o curso.

A recomendação da Konkero é: tente a aprovação no Fies e, se não der certo, peça um orçamento no Pravaler.

Mas antes de ir atrás desses créditos, confira o que muda entre os principais financiamentos estudantis do país.

Fies X Pravaler: descubra as diferenças entre eles

Fies Pravaler
Forma de pagamento São três etapas: São duas etapas:
1. Durante o curso
R$ 150 a cada três meses + parte da mensalidade (para quem não financiou 100% do curso).
2. Logo após a formação
18 meses para pagar R$ 150 a cada três meses.
3. Após 18 meses da formação
Parcelamento do valor que falta para ser pago nos próximos anos. O prazo é: três vezes a duração do curso. Obs.: Você pode negociar a antecipação do pagamento com o banco após a formatura.
1. Durante o curso
Pagamento de parcelas menores do que a mensalidade cobrada pela faculdade.
2. Após a formação
Você terá o mesmo período de duração do curso para pagar o restante de parcelas com valor reduzido. Obs.: É possível antecipar o pagamento quando quiser. E você pode usar o Pravaler mesmo se tiver bolsa ou desconto na faculdade ou o financiamento do Fies.
Valor financiado Entre 50% e 100% do curso 100% do curso
Condições para contratar São quatro: São quatro:
1. Ter renda familiar mensal per capita menor do que 3 salários mínimos; 1. Encontrar uma faculdade conveniada com este financiamento;
2. Escolher um curso presencial em uma faculdade particular que tenha parceira com o Fies; 2. Comprovar uma renda mínima que seja duas vezes o valor da mensalidade;
3. Ter feito o Enem do ano em quem entrou na faculdade ou do ano anterior; 3. Estar com o nome limpo;
4. Apresentar fiador quando solicitar o financiamento. 4. Ter um e-mail válido, que você usa com frequência.
O que ele cobre Cursos de graduação e mestrado para as faculdades inscritas no programa Graduação, pós-graduação, MBA e cursos técnicos em instituições que têm parceria com o programa
Financiamento da matrícula É feito no Fies É feito no Pravaler
Juros ao mês 0,54% a.m. até 3% a.m. em caso de atraso das parcelas
Exige fiador? Sim Sim, mas somente quando o aluno não consegue comprovar a renda necessária

Ganhe uma bolsa para fazer faculdade

A concorrência acirrada entre faculdades fez aumentar o número de bolsas oferecidas por elas. É possível fazer faculdade com descontos de até 70% no valor da mensalidade. O QueroBolsa é um portal que reúne dezenas de faculdades com centenas de opções de bolsas.

O processo é todo online. Você escolhe o curso, faz o cadastro, vê as condições de bolsa e faz a matrícula online, basta clicar aqui.



Pesquise mais antes de escolher!

Clique aqui para conhecer outros detalhes sobre o Fies ou clique aqui se quiser entender melhor o Pravaler.

*Antes de firmar contrato com um desses programas de financiamento estudantil é importante confirmar as informações. As condições apresentadas acima foram pesquisadas no site do Fies e, também, no site do Pravaler no dia 02/05/2017 e estão sujeitas a mudanças. 




comentários