O guia para seu
dinheiro valer mais




Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC

18/11/2014 - por Belisa Rotondi

Sabia dessa? Nem todo curso superior que existe atualmente foi credenciado pelo Ministério da Educação. Para não ficar sem diploma, veja como descobrir a qualidade do que você escolheu

Sempre que uma faculdade, um centro universitário ou uma universidade decide abrir um curso superior, é necessário avisar o Ministério da Educação (MEC), pois ele avaliará a qualidade do ensino e pode liberar ou não a abertura do curso. No entanto, muitas instituições não tomam esse cuidado e abrem vagas para cursos que não estão credenciados pelo governo.

A principal consequência de entrar em um curso superior sem aprovação do MEC é ter uma formação sem credibilidade no mercado de trabalho. O ensino superior ainda ajuda a conquistar melhores vagas de emprego, então, investir em um curso que não é reconhecido pelas empresas será uma perda de tempo e de dinheiro.

Como saber se o curso superior está credenciado 

O Ministério da Educação faz três tipos de credenciamento de instituições de ensino: faculdade, centros universitários e universidades. Ou seja, a graduação que você escolher precisa estar dentro de uma instituição com uma destas três classificações.

Na hora de pesquisar o credenciamento no site do MEC, você pode buscar na aba consulta interativa quais as opções na região onde você mora. Assim que seleciona o Estado onde quer fazer a pesquisa, é possível buscar por curso e, em seguida, por cidade.

Outro caminho é acessar a aba consulta avançada e digitar especificamente o nome da instituição ou do curso que você procura. Se preferir pesquisar desta forma, coloque as informações corretas em todos os campos do formulário, caso contrário o sistema do MEC não encontrará a universidade – e você pode pensar que ela não está credenciada.

Assim que você encontra a faculdade e clica para ver mais detalhes, o site informa se ela tem cursos à distância. Este é um tipo de formação online que também recebe a autorização do MEC e, nesse caso, o diploma que você receberá terá a mesma validade dos cursos presenciais. Saiba mais sobre a graduação à distância.



Além de confirmar que a universidade está credenciada, aproveite para verificar quais curso ela pode oferece e quais as notas que recebeu na avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Por que a instituição deve estar cadastrada no MEC?

Algumas empresas não receberam a autorização do Ministério da Educação, mas estão com os cursos em andamento e têm alunos matriculados. Quando isso acontece, a instituição é considerada irregular e não poderá entregar o seu diploma no final do curso. Se você não tiver a comprovação de que cursou a graduação, poderá enfrentar problemas nas entrevistas de emprego porque o mercado de trabalho não leva em conta essa formação irregular. Na dúvida, pesquise bastante antes de se matricular.

Fique por dentro!

Saiba mais como escolher uma instituição que oferece cursos à distância.

 

Obrigado! Sua avaliação foi registrada com sucesso!
Gostou? Dê uma nota para esta matéria! 20 leitores deram sua opinião.

Comentários:

Nós procuramos responder todas as dúvidas dos nossos leitores, mas devido à quantidade de perguntas que recebemos diariamente, nem sempre vamos responder todas as perguntas enviadas. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.








Copyright © 2014 Konkero. Todos os direitos reservados. | Regras de uso do site | Política de privacidade


Somos um guia online com conteúdo jornalístico independente que informa você nos assuntos que envolvem dinheiro.

A Konkero preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento ou assessoria financeira, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Confira antes as regras de uso do site e nossa política de privacidade.

Você pode usar as informações contidas nesse site, mas não deve nunca deixar de fazer suas próprias pesquisas e coleta de informações antes de tomar qualquer decisão. As condições dos bancos, empresas e instituições financeiras podem mudar diariamente. É fundamental que você negocie com diferentes empresas antes de fechar negócio e confirme as informações disponíveis. Não nos responsabilizamos por informações imprecisas ou desatualizadas que podem ser encontradas nesse site.

Nós frequentemente linkamos para outros sites, mas nós não podemos ser responsáveis pelo conteúdo e oferta deles.

Nós procuramos responder dúvidas dos nossos leitores. Isso não significa que somos obrigados a responder todas as perguntas que recebemos. Também não nos responsabilidade por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas. Elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc.