Como escolher uma faculdade à distância - Konkero

Como escolher uma faculdade à distância

Saiba como escolher a melhor faculdade para estudar a distância e conseguir o diploma universitário.

Inscreva-se-para-bolsas-em-faculdades-em-Sao-Paulo

Se você quer estudar, mas acha que vai ficar difícil conciliar a faculdade com o trabalho, o ensino à distância – EAD pode ser uma solução. Além da flexibilidade de horários, o aluno que escolhe esse tipo de estudo não precisa se deslocar todos os dias até a universidade. Ou seja, dá para economizar o dinheiro do transporte e também bastante tempo!

Mas antes de começar o curso na modalidade EAD, é importante checar se ele é credenciado no Ministério da Educação (MEC). Assim, você tem a garantia de que quando terminar os estudos conseguirá pegar o diploma e comprovar a formação. Confira!

Escolhendo a faculdade

site do MEC permite consultar todas as instituições que são credenciadas e avaliadas, ou seja, que têm habilitação do ministério para funcionar. Se você quer descobrir quais as faculdades credenciadas mais próximas da sua casa, é só clicar em “Consulta interativa” e selecionar o estado, a cidade e o curso.

Você também pode procurar pela faculdade que pretende fazer. É só clicar em “Consulta avançada” e digitar o nome da instituição. Algumas universidades podem ter trocado de nome ou finalizado as atividades. Portanto, em caso de dúvidas, entre em contato com a faculdade que você tem interesse e certifique-se sobre as atividades da instituição.

Outra dica é acessar o site da Associação Brasileira dos Estudantes de Educação à Distância (ABE-EAD). Ele divulga todos os anos a lista das melhores faculdades nesse quesito.

Pesquise sobre a qualidade da faculdade e do curso à distância

Antes de fazer a matrícula no EAD, pesquise a reputação das universidades do seu interesse em sites de assistência ao consumidor, como o Reclame Aqui, e descubra as ocorrências feitas por outros alunos. Se você notar que a faculdade tem muitos problemas em relação ao atendimento, procure outras instituições de ensino.

Como funciona o estudo à distância

Um quesito indispensável para fazer um curso EAD é a dedicação. Afinal, você terá que estudar da mesma forma que estudaria se frequentasse a faculdade presencial. A maioria das aulas acontece via internet, por vídeos, e os estudantes podem tirar dúvidas ou entrar em contato com o professor e os colegas pelos fóruns e grupos de e-mail.

Grande parte das universidades possuem pólos de ensino à distância espalhados pelo Brasil. As lições e trabalhos são feitos online, mas os estudantes conseguem encaminhar documentos, fazer provas e aulas presenciais para tirar dúvidas e participar de palestras. Na hora de escolher um curso à distância, leve em conta sua localidade se houver pólos da universidade na sua cidade.

As ferramentas para fazer o EAD

Os alunos que escolhem um curso à distância devem pensar em como irão acompanhar às aulas e fazer as atividades ao longo da formação. O computador pessoal com conexão à internet é um item obrigatório na hora de estudar. Por meio dele, você fará o acesso à plataforma de ensino à distância e conseguirá fazer as atividades do curso.

Para assistir às videoaulas e manter uma boa concentração, pense em garantir um bom fone de ouvido e conectá-lo ao computador na hora de estudar. A conexão com a internet também é um fator importante, tendo em vista os dados que serão acessados. Dependendo da velocidade, você pode ter problemas para carregar os vídeos e fazer o download das atividades.

O ambiente para estudar precisa ser calmo e tranquilo. Dessa forma, você garante mais concentração e um bom aprendizado.

Veja também!