Como escolher uma faculdade à distância

  • Google+
  • LinkedIn

Se você quer estudar mas acha que vai ficar difícil conciliar a faculdade com o trabalho, o ensino à distância pode ser uma solução.

Além da flexibilidade de horários, o aluno que escolhe esse tipo de estudo não precisa se deslocar todos os dias até a escola. Ou seja, dá para economizar o dinheiro do transporte e também bastante tempo!



Mas antes de começar o curso, é importante checar se ele é credenciado no Ministério da Educação (MEC). Confira!

Escolhendo a faculdade

site do MEC permite consultar todas as instituições que são credenciadas, ou seja, que têm habilitação do ministério para funcionar.

Se você quer descobrir quais as faculdades credenciadas mais próximas da sua casa, é só clicar em “consulta interativa” e selecionar o estado, a cidade e o curso.

Você também pode procurar pela faculdade que pretende fazer. É só clicar em “consulta avançada” e digitar o nome da instituição.

Outra dica é acessar o site da Associação Brasileira dos Estudantes de Educação à Distância (ABE-EAD).  Ele divulga todos os anos a lista das melhores faculdades nesse quesito.



Como funciona o estudo à distância

Um quesito indispensável para fazer esse tipo de curso é a dedicação. Afinal, você terá que estudar da mesma forma que estudaria se frequentasse a faculdade presencial.

A maioria das aulas acontece via internet, por vídeos. E os estudantes podem tirar dúvidas ou entrar em contato com o professor e os colegas pelos fóruns e grupos de e-mail.



As lições e trabalhos são feitos online. Mas é preciso ir até a faculdade em algumas ocasiões para participar de palestras e fazer provas.

E não se esqueça: você vai precisar de um computador com bom acesso à internet para acompanhar as aulas e estudar. 😉





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.