Como escolher um curso de pós-graduação - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Como escolher um curso de pós-graduação

Entenda os tipos de pós-graduação e saiba como escolher o melhor curso para você!

5-bons-motivos-para-fazer-uma-pós-graduação

Se você já se formou e quer dar uma turbinada no currículo, uma boa alternativa é fazer a pós-graduação. Essa formação especializa o formado na graduação em algum assunto já estudado na faculdade ou próximo da área. Grande parte das universidades ofertam o curso de pós-graduação logo que os alunos terminam a graduação, no entanto, esse tipo de curso demora cerca de 2 anos.

Muitas pessoas confundem o curso de pós-graduação e a extensão universitária, mas são modalidades diferentes, principalmente pelo tempo de duração. Enquanto a pós costuma levar alguns semestres, as extensões costumam ser concluídas em alguns meses ou até semanas. Dependendo do tempo disponível do aluno, o curso de extensão também pode ser uma boa opção.

Mas, antes de fazer a matrícula na pós-graduação, é importante ficar de olho em alguns detalhes. Confira!

O que checar na hora de escolher a pós-graduação

Os cursos de pós-graduação são divididos em algumas modalidades, sendo elas lato sensu e stricto sensu. O lato sensu abrange as áreas de MBA e especializações, enquanto o stricto sensu é voltado para formações de mestres e doutores sobre o assunto.

No caso dos cursos de pós-graduação lato sensu, o principal é escolher uma universidade credenciada no Ministério da Educação (MEC). O curso em si não precisa ser reconhecido, mas deve seguir as orientações do MEC. Já os cursos stricto sensu precisam ser reconhecidos pelo Ministério da Educação, além do credenciamento da universidade. Esse tipo de formação é importante porque libera o formado para ministrar aulas e o título de doutor sobre determinado assunto.

Como pesquisar um curso de pós-graduação

O ideal é começar pesquisando se a universidade tem o credenciamento do governo. Para isso, vá ao site do MEC. Clique em “Pesquisa avançada” e digite o nome da universidade onde pensa em fazer a sua pós-graduação. Se ela estiver credenciada, o primeiro passo já foi dado.

Dedique bastante tempo nessa etapa, porque sem o credenciamento da faculdade o diploma não tem valor no mercado.

Se tudo estiver certo, visite a universidade para receber os valores de mensalidade e matrícula. Pergunte sobre o método de ensino, a escolha dos professores e a avaliação.

Uma dica: tenha mais de uma opção de universidade, assim você faz a pesquisa com todas elas.

Financiamento da pós-graduação: saiba mais

Quer começar logo uma pós-graduação, mas está sem dinheiro para pagar as mensalidades? Além de financiar carros, motos e casas, os bancos facilitam o pagamento da faculdade por meio do financiamento. Por isso, compare o crédito estudantil em quatro grandes bancos e descubra qual vale mais a pena para o seu bolso.

Alguns programas também financiam a entrada do aluno na pós-graduação, como é o caso do Pravaler, que oferece o financiamento universitário em parceria com diversas instituições de ensino. O candidato precisa apresentar um garantidor pelo valor emprestado e comprovar uma renda mínima para entrar no programa. Clique aqui e saiba mais!

Veja também!

  • Para saber mais sobre a regulamentação da pós lato sensu, acesse aqui.
  • Para saber mais sobre a regulamentação da pós stricto sensu, acesse aqui.