Intercâmbio: as vantagens e desvantagens de ficar em casa de família

  • Google+
  • LinkedIn

Descubra quais são as vantagens e desvantagens de se hospedar em uma casa de família durante o seu intercâmbio.



Uma dúvida comum dos estudantes que decidem fazer um intercâmbio é onde se hospedar. Afinal, serão meses morando longe de casa e todos querem ter uma experiência bacana.

Muitas agências de intercâmbio recomendam as casas de família. Além de ser uma opção mais barata, o estudante tem contato o tempo todo com pessoas que falam outra língua.

Mas muita gente ainda tem dúvida sobre se vale a pena ficar com uma família local. Você também tem? Então veja as vantagens e desvantagens dessa hospedagem e faça a sua escolha!





Os prós de se hospedar em casa de família

  • Praticar mais a língua. Você vai ter que falar com os seus anfitriões, e isso estimula a praticar o que aprendeu. Sem contar que eles podem te ajudar a pronunciar as palavras sem erros.
  • Compartilhar os hábitos e a rotina da casa. Vivenciar o dia a dia de uma família que mora em outro país e tem outra cultura pode ser muito enriquecedor!
  • Ter uma companhia que conhece bem a cidade em que você está hospedado. Ou seja, dá para pedir dicas de pontos turísticos, transporte, feiras e coisas legais para fazer.
  • Acomodação mais barata. Geralmente, ficar em uma casa que recebe estudantes acaba saindo mais em conta – principalmente quando também tem as refeições inclusas.

Os contras dessa hospedagem

  • Respeitar as regras da família. A casa não é um hotel, e por isso você precisa perguntar sobre horários de almoço, banho, televisão, não fazer muito barulho e etc.
  • Comer aquilo que você não está muito acostumado. A família não vai cozinhar comidas típicas do Brasil, mas você pode avisar que não está acostumado com alguns alimentos, como a pimenta.
  • Dar satisfação. Se você for chegar tarde ou for dormir em outro lugar algum dia, deve avisar os anfitriões para que eles não fiquem preocupados e saibam onde você está.
  • Localização. Nem sempre a casa vai estar pertinho da escola, como costumam ficar as residências estudantis.

E se eu tiver algum problema com a minha família?

Se tiver algum problema, é possível trocar de família. Mas só se o motivo justificar a mudança, como brigas, problemas com as refeições e com a acomodação.

Nesses casos, você deve comunicar a sua escola e ela providenciará a mudança.

Veja também!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.