Intercâmbio: as vantagens e desvantagens de ficar em casa de família - Konkero

Intercâmbio: as vantagens e desvantagens de ficar em casa de família

Descubra quais são as vantagens e desvantagens de se hospedar em uma casa de família durante o seu intercâmbio.

As-vantagens-de-ficar-em-casa-de-família

Uma dúvida comum dos estudantes que decidem fazer um intercâmbio é onde se hospedar. Afinal, serão meses morando longe de casa e todos querem ter uma experiência bacana. As empresas de intercâmbio trabalham com hospedagem em casas de estudantes, pensões e até casas oferecidas por famílias.

Muitas agências de intercâmbio recomendam essas casas de família por serem uma opção mais barata. O estudante tem contato o tempo todo com pessoas que falam outra língua e compartilha o espaço interno do local, como quartos com banheiro e até algumas refeições.

Mas muita gente ainda tem dúvida sobre se vale a pena ficar com uma família local. Você também tem? Então veja as vantagens e desvantagens dessa hospedagem e faça a sua escolha!

Os prós de se hospedar em casa de família

Praticar mais o idioma do país

Você vai ter que falar com os seus anfitriões, e isso estimula a praticar o que aprendeu. Sem contar que eles podem te ajudar a pronunciar as palavras sem erros e ensinar expressões que você usará diariamente.

Compartilhar os hábitos e a rotina da casa

Vivenciar o dia a dia de uma família que mora em outro país e tem outra cultura pode ser muito enriquecedor. Você passa a entender mais sobre o estilo de vida, alimentação e outras coisas dos anfitriões e também pode compartilhar as experiências pessoais vividas aqui no Brasil.

Moradores indicam passeios e destinos locais

Ter uma companhia que conhece bem a cidade em que você está hospedado. Ou seja, dá para pedir dicas de pontos turísticos, transporte, feiras e coisas legais para fazer enquanto você está de passagem pelo país.

Acomodação mais barata

Geralmente, ficar em uma casa que recebe estudantes acaba saindo mais em conta, principalmente quando também tem as refeições inclusas. Antes de fechar um pacote de intercâmbio, certifique-se das refeições que fazem parte da compra para não ter problemas quando chegar no local.

Os contras dessa hospedagem

Respeitar as regras da família

A casa não é um hotel, e por isso você precisa perguntar sobre horários de almoço, banho, televisão, não fazer muito barulho e cuidar do ambiente que está ocupando.

Comer aquilo que você não está muito acostumado

A família não vai cozinhar comidas típicas do Brasil, mas você pode avisar que não está acostumado com alguns alimentos, como a pimenta.

Dar satisfação

Se você for chegar tarde ou for dormir em outro lugar algum dia, deve avisar os anfitriões para que eles não fiquem preocupados e saibam onde você está.

Localização

Nem sempre a casa vai estar pertinho da escola, como costumam ficar as residências estudantis. Por isso, também fique atento ao transporte que você terá que utilizar durante os dias da viagem.

E se eu tiver algum problema com a minha família?

Se tiver algum problema, é possível trocar de família. Mas só se o motivo justificar a mudança, como brigas, problemas com as refeições e com a acomodação. Nesses casos, você deve comunicar a sua escola e ela providenciará a mudança.

Veja também!