8 dicas para escolher um professor particular - Konkero

8 dicas para escolher um professor particular

Confira as dicas que separamos para você escolher um bom professor particular para aprender um idioma.

8 dicas para escolher um professor particular OK

As escolas de idiomas são a primeira coisa que pensamos quando queremos aprender uma nova língua. Hoje, no Brasil, existem inúmeras instituições de ensino que oferecem cursos de inglês e espanhol. Entretanto, muitas pessoas preferem aprender outra língua com aulas particulares. Ou seja, ter um professor exclusivo.

Apesar dessa escolha nem sempre ser a mais barata, ela pode ser muito útil, principalmente para quem não pode ir até a escola ou precisa aprender mais rápido. Geralmente, as escolas trabalham com metodologias fixas, o que pode dificultar pessoas que têm um conhecimento mais básico. Assim, fica mais fácil contratar um professor e aprender individualmente.

Mas, antes de escolher seu professor de idiomas, confira nossas dicas e faça a melhor escolha!

As dicas para escolher um professor particular

1. Pergunte para amigos e parentes

Peça a opinião de amigos e familiares que estudaram inglês com professor particular. Muitas vezes uma pessoa próxima de você conseguiu aprender com mais facilidade e pode indicar um profissional para dar aula. Também vale falar com quem estuda em alguma escola de idiomas e pode pegar dicas de professores.

2. Faça aulas testes com alguns professores

Escolha dois professores e agende uma aula teste com cada um deles. Deixe claro o seu nível de aprendizagem e veja como funcionam as aulas e atividades do profissional. O site GetNinjas pode ajudar você na hora de fazer alguns orçamentos com professores particulares. O usuário solicita um serviço no site e recebe em poucos minutos três propostas diferentes pelo serviço.

3. Pergunte sobre o horário das aulas

Pergunte a disponibilidade de horários, e veja se eles batem com os horários que você pretende estudar. Prefira pelo menos uma vez por semana em algumas horas do dia. Quanto maior for a aproximação com o idioma, melhor será o desenvolvimento de conversação e pronúncia.

4. Pergunte sobre o valor das aulas

Os professores particulares podem cobrar por hora de aula ou o dia de estudos. Pergunte ao profissional qual o valor cobrado por hora, e quantas aulas o professor dá por semana. Assim você pode comparar com outro professor ou até mesmo uma escola de idiomas.

5. Onde as aulas serão feitas

Confirme se ele pode ir até o local onde você quer fazer as aulas, como sua casa ou trabalho e se tem fácil acesso até lá. Veja também se o professor tem um local fixo onde faz as aulas e se é próximo da sua residência.

6. Flexibilidade do professor

Informe-se sobre o que acontece se você precisar faltar ou remarcar uma aula, e se é cobrado algo por isso. Imprevistos e atrasos acontecem e para não perder uma aula e o dinheiro investido, deixe claro essas informações.

7. Material didático e atividades

Pergunte qual material didático o professor usa, e se você pode analisar o livro antes de comprar. Mesmo sendo aulas particulares, alguns professores podem utilizar livros e apostilas para ajudar o aluno no aprendizado.

8. Experiência do professor

Veja qual a formação do profissional, e se ele tem alguma experiência fora do país. Isso pode contar muito para enriquecer as aulas, porque o professor pode explicar mais sobre expressões e compartilhar experiências culturais de onde ficou.

Veja também!