Qual é a diferença entre terreno e lote? - Konkero

Qual é a diferença entre terreno e lote?

Descubra qual é a diferença entre comprar um terreno e comprar um lote. Confira!

seguro_casa

Se você optou por construir a tão sonhada casa, precisa escolher um bom lugar para fazer a construção, não é mesmo? Mas é preciso ficar atento: antes de comprar o espaço, você deverá ter em mente qual a diferença entre lote e terreno. Apesar de serem relacionados, eles são duas coisas distintas.

Além disso, é fundamental ter cuidado na hora de comprar um espaço para construir o seu imóvel, principalmente em relação aos documentos de compra e venda da propriedade. O espaço precisa estar apto para construir e dentro das regularidades estipuladas pela prefeitura local.

Confira a seguir o que são terrenos e lotes e os cuidados para garantir o seu!

Qual é a diferença entre terreno e lote?

O terreno é um pedaço de terra reservado para construção, que é vendido por inteiro. Na maioria dos casos é utilizado para construir apenas um imóvel e o proprietário não divide esse espaço com outro morador. Entretanto, algumas famílias costumam compartilhar um terreno entre parentes. Todos ocupam praticamente o mesmo espaço, mas cada um em sua casa ou sobrado.

Há casos em que essa terra é dividida em várias partes, como em condomínios residenciais. Cada um desses pedaços é chamado de lote e é vendido separadamente. Quem compra um desses lotes residenciais pode construir seu imóvel de acordo com as regras estipuladas pelo condomínio. Quando uma empresa ou pessoa compra um terreno, ela pode fazer um loteamento. Ou seja, dividir o espaço em várias partes, geralmente do mesmo tamanho. Um bom exemplo são os lotes de casas geminadas.

Verifique a situação do terreno antes de construir

Além dos contratos de compra e venda do terreno ou lote residencial, dos materiais de construção e da contratação de mão de obra, você deve reunir documentos que comprovem a liberação do local para construir seu imóvel. As regras de ocupação variam conforme a prefeitura de onde o terreno está localizado, mas envolvem alvarás de construção e laudos de engenharia. Clique aqui e veja como legalizar a sua obra e não ter problemas no futuro!

Dica Konkero

Se você for comprar um lote ou um terreno para construir o seu imóvel, tenha certeza de que o dono tem toda a documentação em dia para efetuar a venda. Vale consultar na prefeitura se o espaço que você quer está regular e pode ser usado para fins residenciais.

Veja também!