O que você precisa saber antes de fazer um financiamento

  • Google+
  • LinkedIn

Confira tudo o que você precisa saber antes de entrar em um financiamento e conquiste seu sonho com a segurança de um bom negócio!

O-que-você-precisa-saber-antes-de-fazer-um-financiamento



O financiamento é o crédito para quem quer antecipar uma compra, seja de uma casa, carro ou até mesmo a formação na faculdade. Mas esta deve ser uma decisão tomada com cuidado porque compromete o orçamento por um bom tempo.

Para fazer uma boa escolha, confira as dicas de alguns especialistas e conquiste seu sonho com a certeza de que fez um bom negócio!

1. Fique por dentro da sua situação atual

“O mais importante é o planejamento”, conta o diretor de marketing da Boa Vista Serviços, empresa que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), Fernando Cosenza. Como o financiamento compromete a renda por muitos anos, você precisa pensar se realmente quer e pode assumir esse compromisso.

Confirme também se você está com o nome sujo ou não. “Isso porque o crédito pode ser negado se o nome da pessoa estiver pendente na Serasa ou no SPC”, conta o diretor da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), Nicola Tingas. Para saber se seu nome está sujo, clique aqui.

2. Faça o planejamento para o futuro

As parcelas do financiamento costumam ter valores altos, principalmente na compra de casas. Por isso, é muito importante saber se você terá condições de pagar as contas futuras. “Então, além de fazer um orçamento atual para saber quanto dinheiro sobra por mês, faça uma previsão dos gastos futuros para confirmar se as próximas parcelas caberão na sua renda”, ensina o diretor da Acrefi.

Também faz parte do planejamento saber os gastos que virão com o bem que será financiado. Por exemplo, se você vai financiar um carro, deve calcular o que vai gastar com combustível, IPVA e seguro.



Se perceber que será difícil pagar esse valor, faça um teste: por três meses guarde o dinheiro que corresponde ao valor da parcela e veja na prática o quanto o pagamento afetaria as suas contas.

3. Pesquise bem

Se você fez todas as contas, os planejamentos e o teste, mas o valor do financiamento que conhece pesa muito no bolso, chegou o momento de procurar outros bancos onde você pode pegar esse crédito.



Os juros e as taxas variam conforme a instituição e podem fazer diferença nas parcelas. “Nesse caso, eu recomendo que o consumidor pesquise em diversos bancos qual o preço de um financiamento com o mesmo prazo. Dessa forma fica mais fácil comparar”, aconselha Cosenza.

4. Fique de olho no contrato

Antes de fechar o negócio, não deixe de comparar os contratos dos bancos onde pesquisar preço e, principalmente, leia tudo com calma. “Deve-se entender todos os termos do contrato. Por isso, o Ideal é pedir uma cópia do documento e levá-lo para casa para ler com cuidado”, explica o planejador financeiro Rogério Nakata.

Saiba mais sobre o financiamento imobiliário





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.