O que saber antes de contratar um corretor de imóveis

  • Google+
  • LinkedIn

Se você pretende contratar um corretor de imóveis, é importante tomar alguns cuidados. Confira!

O-que-saber-antes-de-contratar-um-corretor-de-imóveis



Comprar a casa própria é uma das principais conquistas financeiras na vida das pessoas. E, como toda compra, tem riscos. Mas com ajuda profissional, dá para reduzir os erros no meio do caminho.

“Comprar um imóvel é um negócio sério. E o corretor é um profissional que tem o conhecimento necessário para facilitar esse processo”, defende a diretora de locação da Associação de Administradores de Bens Imóveis de São Paulo (Aabic), Moira Regina de Toledo Alkessuani.

Qual o papel do corretor de imóveis

Sua função principal é intermediar a compra do imóvel. “Ele pode ajudar desde a aproximação do vendedor com o comprador, até na análise dos documentos do imóvel”, explica Moira. Também faz parte do trabalho do corretor procurar opções de financiamento e checar as instalações do imóvel para saber se ele não tem infiltrações ou outros defeitos.

O que saber antes de contratar um corretor de imóveis

Se você quer a ajuda de um corretor de imóveis, pode procurar um profissional autônomo ou contratar o serviço de uma imobiliária. “Antes procure saber se algum de seus amigos ou parentes indicam um profissional de confiança”, sugere o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), José Augusto Viana Neto.

Ao procurar uma imobiliária, você terá duas opções:

1. Contratar um corretor para que ele procure um imóvel que esteja dentro do perfil que você busca.  E, nessa situação, você pagará o serviço.



2. Consultar a lista de imóveis disponíveis para venda naquela imobiliária. “Nesse caso, o corretor é contratado pela pessoa que vende o imóvel, então, quem compra não deve ter custo nenhum com isso”, garante Moira Regina.

Como saber se o corretor é confiável

Não é qualquer pessoa que pode intermediar a compra da sua casa. Para isso, o corretor precisa ser registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) da região. Cabe a você consultar no site do Creci se ele tem esse registro. Além disso, verifique a situação da imobiliária, que também deve estar cadastrada no site. “É importante saber que o número do Creci da imobiliária precisa estar visível nos anúncios da empresa”, esclarece Moira.



Atenção ao fechar o contrato

“É muito importante fazer um contrato por escrito”, alerta a diretora de locação da Aabic. Isso porque as contratações informais deixam o cliente desprotegido no caso de fraudes e nas situações em que o serviço não é feito.

Por isso, o contrato por escrito deve conter todas as obrigações do corretor. “Assim dá para recorrer caso o serviço não seja cumprido, uma vez que pela lei ele é obrigado a realizar tudo que foi combinado com o cliente”, declara José Augusto.

Veja também





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.