O que saber antes de contratar um corretor de imóveis - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

O que saber antes de contratar um corretor de imóveis

Se você pretende contratar um corretor de imóveis, é importante tomar alguns cuidados. Confira!

O-que-deve-estar-no-contrato-de-aluguel

Comprar a casa própria é uma das principais conquistas financeiras na vida das pessoas. E, como toda compra, tem riscos. Mas com a ajuda certa, dá para reduzir os erros no meio do caminho. Existe um profissional que pode ajudar no processo de compra do seu imóvel: o corretor.

“Comprar um imóvel é um negócio sério. E o corretor é um profissional que tem o conhecimento necessário para facilitar esse processo”, defende a diretora de locação da Associação de Administradores de Bens Imóveis de São Paulo (Aabic), Moira Regina de Toledo Alkessuani.

Qual o papel do corretor de imóveis

Sua função principal do corretor é intermediar a compra do imóvel. “Ele pode ajudar desde a aproximação do vendedor com o comprador, até na análise dos documentos do imóvel”, explica Moira. Também faz parte do trabalho do corretor procurar opções de financiamento e checar as instalações do imóvel para saber se ele não tem infiltrações ou outros defeitos.

O que saber antes de contratar um corretor de imóveis

Se você quer a ajuda de um corretor de imóveis, pode procurar um profissional autônomo ou contratar o serviço de uma imobiliária. “Antes procure saber se algum de seus amigos ou parentes indicam um profissional de confiança”, sugere o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Creci-SP), José Augusto Viana Neto.

Ao procurar uma imobiliária, você terá duas opções:

1. Contratar um corretor para que ele procure um imóvel que esteja dentro do perfil que você busca.  E, nessa situação, você pagará o serviço.

2. Consultar a lista de imóveis disponíveis para venda naquela imobiliária. “Nesse caso, o corretor é contratado pela pessoa que vende o imóvel, então, quem compra não deve ter custo nenhum com isso”, garante Moira Regina.

Como saber se o corretor é confiável

Não é qualquer pessoa que pode intermediar a compra da sua casa. Para isso, o corretor precisa ser registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) da região. Cabe a você consultar no site do Creci se ele tem esse registro. Além disso, verifique a situação da imobiliária, que também deve estar cadastrada no site. “É importante saber que o número do Creci da imobiliária precisa estar visível nos anúncios da empresa”, esclarece Moira.

Atenção ao fechar o contrato

“É muito importante fazer um contrato por escrito”, alerta a diretora de locação da Aabic. Isso porque as contratações informais deixam o cliente desprotegido no caso de fraudes e nas situações em que o serviço não é feito.

Por isso, o contrato por escrito deve conter todas as obrigações do corretor. “Assim dá para recorrer caso o serviço não seja cumprido, uma vez que pela lei ele é obrigado a realizar tudo que foi combinado com o cliente”, declara José Augusto.

Cuidado com grandes promessas e descontos feitos pelo corretor de imóveis

Antes de fechar a compra do imóvel com o corretor, certifique-se de que a compra vale a pena e não trará prejuízos e outros problemas no futuro. Identifique os valores das casas ou apartamentos da região que deseja morar e descubra o preço médio dos imóveis. Dessa forma, você descobre se os descontos e o preço de venda oferecidos pelo corretor estão dentro da margem e não ocorrerá prejuízos.

Veja também!