O que fazer se o imóvel tem dívidas - Konkero

O que fazer se o imóvel tem dívidas

3 passos que você deve seguir antes de comprar uma casa de um proprietário que está com as contas atrasadas.

financiamento-emprestimo-investimentos

Comprar um imóvel que está com dívidas de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ou condomínio, por exemplo, pode ser um problema para você futuramente. O motivo: essa dívida deverá ser paga por você, o novo proprietário do imóvel, mesmo que a responsabilidade no atraso das contas não seja sua.

Por isso é tão importante negociar qualquer pendência do imóvel com o atual dono da casa, por exemplo, pedindo descontos por causa das dívidas ou, em último caso, desistir dessa compra se não for um negócio vantajoso para você. Em alguns casos vale mais a pena ir atrás de outro imóvel sem pendências, do que comprar um com dívidas.

Fique por dentro dos três passos que você pode seguir para evitar problemas futuramente.

1. Descubra o valor das dívidas do imóvel

Se você comprar um imóvel de um proprietário que não pagou IPTU ou condomínio, saiba que estas dívidas passarão para você. Por isso, vá atrás do valor que o vendedor do imóvel está devendo. Assim você sabe se conseguirá pagar as pendências. Some esses valores em aberto e, se estiver dentro do seu orçamento de compra, feche o negócio.

2. Negocie a dívida antes de fechar o negócio

Se o valor está alto e você quer tentar um novo pagamento, fale com o síndico antes de fechar a compra. Desta forma, você saberá o que ele espera, quais as formas de pagamento que o condomínio aceita e quais são as possibilidades de negociação.

3. Peça desconto no valor do imóvel

Se a propriedade tem dívidas, você pode pedir um desconto no preço final, pois terá que quitar estes valores e gastará mais para regularizar a situação. Mostre ao dono do imóvel quanto ele deve e veja qual o melhor negócio para vocês dois.

Além das dívidas, fique atento aos documentos de compra do imóvel!

Além de negociar e quitar as dívidas do imóvel que você comprou, para financiá-lo é fundamental reunir todos os documentos e encaminhar para o banco ou financeira que você escolheu para financiar sua casa ou apartamento. Serão necessários documentos pessoais, certidões do imóvel e comprovantes de rendas. Saiba a relação completa e como retirar cada um deles clicando aqui!

Saiba mais!