O que fazer se o imóvel tem dívidas

  • Google+
  • LinkedIn

3 passos que você deve seguir antes de comprar uma casa de um proprietário que está com as contas atrasadas.



Comprar um imóvel que está com dívidas de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) ou condomínio, por exemplo, pode ser um problema para você futuramente. O motivo: essa dívida deverá ser paga por você, o novo proprietário do imóvel, mesmo que a responsabilidade no atraso das contas não seja sua.

Por isso é tão importante negociar qualquer pendência do imóvel com o atual dono da casa, por exemplo, pedindo descontos por causa das dívidas ou, em último caso, desistir dessa compra se não for um negócio vantajoso para você.

Fique por dentro dos três passos que você pode seguir para evitar problemas futuramente.

1. Descubra o valor das dívidas do imóvel

Se você comprar um imóvel de um proprietário que não pagou IPTU ou condomínio, saiba que estas dívidas passarão para você. Por isso, vá atrás do valor que o vendedor do imóvel deve. Assim você sabe se conseguirá pagar as pendências.





2. Negocie a dívida antes de fechar o negócio

Se o valor está alto e você quer tentar um novo pagamento, fale com o síndico antes de fechar a compra. Desta forma, você saberá o que ele espera, quais as formas de pagamento que o condomínio aceita e quais são as possibilidades de negociação.

3. Peça desconto no valor do imóvel

Se a propriedade tem dívidas, você pode pedir um desconto no preço final, pois terá que quitar estes valores e gastará mais para regularizar a situação. Mostre ao dono do imóvel quanto ele deve e veja qual o melhor negócio para vocês dois.

Saiba mais





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.