Financiar a casa ou pagar aluguel?

  • Google+
  • LinkedIn

Para grande maioria das pessoas, é muito melhor pagar as parcelas do financiamento de um imóvel do que alugar uma casa. Confira qual é o melhor negócio para você!

refinanciamento de imóvel



Na dúvida entre financiar uma casa ou pagar aluguel as opiniões são bastante divididas. Enquanto muitos economistas recomendam o aluguel, outros ainda acreditam que financiar um imóvel pode ser uma opção mais vantajosa. Tudo depende da sua situação financeira e, principalmente, de planejamento.

Confira agora quais as vantagens de entrar em um financiamento imobiliário em relação à pagar aluguel.

As vantagens de fazer um financiamento imobiliário

Na teoria faz sentido pagar aluguel, mas na prática, para grande maioria das pessoas, é muito melhor pagar as parcelas do financiamento de um imóvel do que alugar uma casa. Veja quais são as vantagens do financiamento de imóvel.

1. O aluguel é um dinheiro que não volta

O primeiro motivo é que você nunca mais vê o dinheiro do aluguel. Sim, no financiamento você paga juros, mas boa parte desse valor está comprando um pedaço da casa todo mês. Além disso, o valor do aluguel pode subir mais do que a parcela do financiamento.

2. No financiamento imobiliário você pode usar o saldo do FGTS

Outra vantagem é que, ao financiar um imóvel, você pode usar o dinheiro do FGTS que normalmente rende pouco. Se você escolher alugar, não tem como usar o dinheiro do FGTS e ele vai ficar rendendo pouquinho todo mês.

3. Qualquer mudança no imóvel é para seu benefício

Mais um motivo para financiar: as melhorias que você fizer num imóvel financiado ficam para você e, no futuro, caso você pretenda vender o imóvel, ele valerá bem mais do que quando você comprou. Já num aluguel, as mudanças ficam para o dono do imóvel.

4. O valor do aluguel pode aumentar

O valor do financiamento imobiliário é aquele, determinado em contrato, enquanto o do aluguel pode sofrer alterações no decorrer do tempo. Em alguns casos, pagar o aluguel de uma casa similar à que você gostaria de financiar sai mais caro. Por isso, é muito importante simular o custo do financiamento para ver qual é a sua situação.

5. O aluguel pode anular o sonho da casa própria

Ao optar por morar de aluguel em vez de fazer um financiamento habitacional, você não conta com a valorização do imóvel e o aumento do valor que você paga mensalmente. Com a valorização, o custo do aluguel sobe e, além disso, o valor da casa que você podia financiar há tempos atrás, pode não ser mais acessível para a renda da sua família.



Lembre-se!

Mesmo com as vantagens do financiamento, alugar um imóvel não é sempre ruim. Pode valer a pena, por exemplo, para famílias que pagam um aluguel muito barato e, por isso, concluem que não compensa comprar um imóvel financiado.

Por isso, se você estiver em dúvida sobre qual negócio fazer, é fundamental começar a pesquisar imóveis, simular as possibilidades de financiamento. E isso vale para quem não tem o dinheiro para a entrada ainda. Nós sabemos que não é fácil e, só com planejamento você conseguirá conquistar o sonho da casa própria.

Os tipos de financiamentos de imóveis

A Konkero explica quais os caminhos para financiar um imóvel. Vale a pena conferir o vídeo!

 



Veja também

 

 





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.