Entenda como funciona o seguro habitacional - Konkero

Entenda como funciona o seguro habitacional

Se você está pensando em financiar um imóvel, saiba que vai precisar contratar um seguro habitacional. Confira como funciona esse seguro!

seguro_casa

Está pesquisando um imóvel ou já começou a pagar o financiamento? Provavelmente ouviu falar sobre o seguro habitacional. Apesar de ter o nome parecido com o seguro residencial, este seguro é obrigatório e traz garantias para você e para o banco.

Por meio do seguro habitacional, o banco tem a certeza de que receberá o dinheiro que emprestou, mesmo se o comprador do imóvel falecer ou sofrer um acidente e ficar sem o salário para pagar o financiamento. A família do comprador, por sua vez, também fica segura pois, se acontecer alguma coisa, o imóvel estará totalmente quitado. Entenda mais sobre esse tipo de seguro e proteja o seu imóvel!

O seguro habitacional é obrigatório?

O seguro habitacional é obrigatório em contratações de financiamentos no regime de SFH – uma modalidade de crédito oferecida pelo governo para facilitar a compra de imóveis. Em caso de sinistros, um fundo de compensação quita o restante do financiamento que ficou em aberto e concede uma ajuda para a família ou dependentes do titular.

Em financiamentos habitacionais fora do SFH, as seguradoras fazem um comum acordo com o segurado e montam uma apólice, que deve estar de acordo com as normas da Susep. No Brasil, a maioria dos financiamentos são fechados com o SFH, no entanto, em caso de dúvidas, pergunte ao gerente do seu banco sobre o seguro habitacional.

Seguro habitacional: entenda as coberturas

Geralmente, as apólices do seguro habitacional feitas dentro e fora do regime de SFH possuem as mesmas coberturas. São elas: assistência em caso de acidentes, morte e invalidez ao titular do financiamento ou dependentes, reparação de danos no imóvel originados de incêndios, explosões, desmoronamentos e queda de raios e o pagamento do restante das dívidas da compra da casa.

Antes de assinar o contrato de seguro habitacional, confirme com o banco ou seguradora as assistências que estão inclusas no documento e guarde uma cópia da apólice com você.

Quanto custa o seguro habitacional

O preço muda de acordo com a idade de quem vai fazer o financiamento e também depende do valor do imóvel. Ou seja, quanto mais caro o imóvel e mais velho o comprador, o seguro ficará mais alto. Isso acontece porque o banco entende que, nessas situações, há mais chances de acontecer algo que atrapalhe o pagamento do financiamento.

Fique ligado!

Se o financiamento está em nome de duas pessoas e uma delas falecer, o seguro cobre somente o valor proporcional. O outro proprietário deve continuar pagando parte da dívida.

Onde fazer o seguro habitacional

Alguns bancos oferecem o seguro habitacional logo que o contrato de financiamento é fechado. O Bradesco, por exemplo, tem esse tipo de seguro entre os produtos do catálogo do banco. Se preferir, procure um corretor de seguros e conheça os planos de outras empresas!

Saiba mais sobre o financiamento imobiliário