Como tirar o CPF pela internet

  • Google+
  • LinkedIn

Você sabia que dá para tirar o CPF pela internet? Confira como conseguir esse documento tão importante sem sair de casa!

cpf (1)



O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é um importante documento na vida do cidadão brasileiro, afinal, sem ele não é possível abrir uma conta no banco, pedir empréstimos e, principalmente, financiar o imóvel que você tanto deseja comprar. O Cadastro de Pessoas Físicas se trata, na verdade, de um banco de dados composto por informações cadastrais onde cada cidadão recebe um número único que o acompanhará para o resto da vida.

Antigamente, o CPF era enviado ao cidadão que se cadastrava em forma de uma carteirinha, como esta da foto. Porém, atualmente essa carteirinha foi substituída por um documento em papel comum, que o próprio cidadão fica responsável por imprimir pela internet. Com esse novidade, o cidadão passou a conseguir fazer a solicitação do CPF pela internet de forma simples, rápida e prática. Sem essa de ter que ir ao correio e pegar fila. Mas é necessário já possuir o título de eleitor. Confira!

Quem pode tirar o CPF

Qualquer cidadão brasileiro pode tirar o CPF mas se for menor de 16 anos ou incapaz, a solicitação deve ser feita pelos pais ou tutores.

Quais são os documentos necessários para tirar o CPF

Maiores de 16 anos

Documento de identificação (RG, CHN, Carteira de trabalho) e título de eleitor.

Menores de 16 anos ou incapaz

Documento de identificação (RG, Certidão de nascimento) e documento de identificação com foto dos pais ou responsáveis (RG, CHN, Carteira de trabalho).



Idade igual a 16 anos

Documento de identificação (RG e Carteira de trabalho) e título de eleitor se tiver.

Como tirar o CPF pela internet

Você pode solicitar a sua inscrição grátis no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet, no site da Receita Federal. Basta preencher o formulário com seus dados e o número do título de eleitor. Clique aqui para acessar. Caso não lembre o número do título, é só consultar no site do Tribunal Superior Eleitoral, colocando seu nome e data de nascimento.



Depois de preencher e enviar o formulário será fornecido um número de protocolo para você acompanhar o pedido de inscrição e então é só imprimir o CPF. Mas se você não tiver ainda um título de eleitor ou se preferir pedir o cadastro pessoalmente é só ir a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios, com um documento de identidade e o título de eleitor.

É importante lembrar que mesmo fazendo a solicitação pessoalmente você terá que imprimir seu CPF pela internet com o número de protocolo que você recebe ao fazer a solicitação. Você pode também atualizar o seu RG, assim o número do CPF virá no novo documento.

Veja também:





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.