Carregando...

InícioPostsFinanciamento - Casa

Segunda via do RG: como e onde tirar

Segunda via do RG: como e onde tirar

Basta ir a um posto de atendimento do governo mais próximo ou procurar a delegacia da sua cidade. Tire mais dúvidas sobre como tirar a segunda via do RG!  Os lugares mais indicados para pedir a segunda via do RG são os postos de atendimento do governo, como o Poupatempo (SP), Detran RJ (RJ), Postos de Atendimento UAI […]

Compartilhe:

Whatsapp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Banner Finanzero
Banner Finanzero

Basta ir a um posto de atendimento do governo mais próximo ou procurar a delegacia da sua cidade. Tire mais dúvidas sobre como tirar a segunda via do RG! 

identidade

Os lugares mais indicados para pedir a segunda via do RG são os postos de atendimento do governo, como o Poupatempo (SP), Detran RJ (RJ), Postos de Atendimento UAI (MG), Faça Fácil (ES), Na Hora (DF), o Vapt Vupt (GO) e o Tudo Fácil (RS), onde dá para tirar a 2ª via de vários outros documentos e, em muitos casos, eles saem na hora.

Se o lugar onde você mora não tiver nenhum destes postos de atendimento, basta comparecer a um centro de identificação da Polícia Civil e fazer o pedido da 2ª via do RG. Entenda mais sobre o processo!

Como tirar a segunda via do RG

É muito simples! Faça o agendamento online pelo site do órgão responsável pelo serviço na sua cidade e compareça no dia e horário marcado na unidade física que você agendou com os documentos necessários. Lá você tirará uma foto 3×4 para ser inserida no novo documento. Quanto à taxa, você pode pagá-la antes, fora no posto, ou no momento que estiver realizando o serviço. Depois, basta aguardar por alguns dias a nova via ficar pronta.

A entrega do documento é feita diretamente nos postos de atendimento onde o documento foi solicitado e produzido. Porém, a segunda via do RG também pode ser entregue ao titular pelos Correios. Verifique se o serviço está disponível no órgão emissor da identidade.

Documentos para tirar a segunda via do RG (identidade)

Confira quais documentos precisará levar:

  • Certidão de nascimento original e uma cópia simples;
  • Certidão de casamento original e uma cópia simples (se houver);
  • CPF original, comprovante de situação cadastral no CPF ou comprovante de inscrição da Receita Federal – para pagamento da taxa de 2ª via, ou para quem deseja que apareça no novo RG;
  • RG antigo, se ainda estiver com você;
  • Comprovante do pagamento da taxa (caso ela tenha sido paga fora do posto).

Caso você queira que outros documentos constem no seu RG além do número do CPF e da própria identidade, basta levar a via original e uma cópia simples de cada. Os documentos que são permitidos são:

  • Atestado médico, caso o cidadão seja portador de alguma deficiência física;
  • Cartão do Cidadão;
  • Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS);
  • Carteira de Órgão de Classe;
  • Carteira de Trabalho (CTPS);
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Certificado Militar;
  • Requerimento de inclusão/exclusão de nome social;
  • Resultado de exame laboratorial de tipagem sanguínea;
  • Título de Eleitor.

Quanto custa a emissão da carteira de identidade?

No Poupatempo da cidade de São Paulo, a cobrança da segunda via só não é feita em 6 situações diferentes: quando há erro de digitação no RG; quando o cidadão é vítima de desastre natural; em caso de desemprego há mais de 3 meses; quando o cidadão leva uma declaração de pobreza, de acordo com a Lei 7115/83; para mulheres com idade acima de 60 anos; e homens com idade acima de 65 anos. Os demais casos não qualificados nos quesitos acima pagam R$ 39,80 pela segunda via do RG.

Em demais estados brasileiros, as regras de cobrança são diferentes, mas, de uma forma geral, os critérios de renda, faixa etária ou em caso de roubo do RG são válidos para isentar a taxa da segunda via do documento em outras cidades. A tarifa para tirar um novo RG varia conforme o órgão emissor de cada estado. Procure o local ou acesse o site do órgão para saber quanto custará a emissão da carteira de identidade.

Conheça o novo RG

Desde agosto de 2019, os postos de atendimento têm emitido um novo modelo do RG. O documento possui outros dados do titular anexados à cédula de identidade, incluindo numeração da carteira de trabalho, título de eleitor, inscrição do PIS/NIT/PASEP, CNH e outros itens.

O novo RG está disponível nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Acre, Maranhão, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. Para saber mais sobre o documento, as mudanças e a obrigatoriedade de emissão do RG, clique aqui!

Veja também!

Postagem criada por:

Veja mais

Destaques

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

13º salário do INSS começa a ser pago nesta segunda-feira (25)

undefined...

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

Bitz lança seu primeiro cartão de crédito sem anuidade

undefined...

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

Novo grupo recebe Auxílio Brasil nesta sexta-feira (22)

undefined...

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

Microcrédito da Caixa: 83% dos empréstimos foram feitos por negativados

undefined...

Postagens relacionadas

Mais recentes