Como tirar 2ª via da certidão de casamento pela internet - Konkero

Como tirar 2ª via da certidão de casamento pela internet

Você consegue pedir a segunda via da certidão de casamento por alguns sites, mas os valores podem mudar. Confira como fazer o pedido e tirar esse documento!

documento1

Além dos documentos pessoais, como o RG e o CPF, algumas modalidades de financiamentos, inclusive de imóveis, podem solicitar a certidão de nascimento ou casamento para confirmar os dados do comprador. Entretanto, dependendo do ano em que o documento foi emitido, as certidões acabam rasgando e prejudicando a leitura dos dados. Por isso é importante emitir uma 2ª via mais recente dessas certidões.

Os caminhos mais recomendados pelos especialistas para tirar a segunda via da certidão casamento pela internet é através da do Cartório no Brasil, Cartório Postal e o Registro Civil. Estes sites atendem quase todo o país e tem a intenção de facilitar os pedidos de documentos. No entanto, nem sempre o cartório onde você tirou a primeira via está na lista de parceiros destes portais. Se isso acontecer, não se preocupe: existem outros caminhos para conseguir a segunda via pela internet. E você descobre tudo isso aqui!

1. Como tirar a segunda via da certidão de casamento pelo Cartório no Brasil

Descubra se o cartório em que você tirou a primeira via da certidão de casamento é atendido pelo site

Você só pode pedir a segunda via da certidão de casamento neste portal se o cartório onde tirou a primeira via for parceiro dele. O Cartório no Brasil tem parceria com cartórios de todo o Brasil.

Dica: Quem não souber o endereço ou o nome do local precisa ter um pouco de paciência para pesquisar em uma ferramenta do Ministério da Justiça os contatos dos cartórios que estão na região onde se casou. Em seguida, fale com todos eles por telefone ou e-mail e informe os nomes dos cônjuges.

Faça o pedido da 2ª via da certidão de casamento

Entre no site.  Escolha o tipo de certidão, informe em qual cartório está localizada a certidão, além dos dados da certidão escolhida. Depois, selecione em qual formato você deseja receber a certidão (em papel, eletrônica ou em papel + eletrônica) e, em seguida, preencha os dados pessoais, informações sobre a entrega e confirme o pagamento.

Não existe uma tabela de preços. Assim, para descobrir o valor basta simular um pedido. No final constará o valor e prazo de entrega. Caso não queira fechar o pedido basta desconsiderá-lo.

Faça o pagamento da sua segunda via da certidão de casamento

Você deverá pagar algumas taxas para receber a sua certidão de casamento, que pode ser entregue pelo correio, por e-mail, mas nem todos os cartórios oferecem essa opção. O documento também pode ser retirado no cartório em que solicitará a segunda via. Você consegue pagar por boleto ou cartão de crédito.

2. Como tirar a segunda via da certidão de casamento pelo Cartório Postal 

O primeiro passo é preencher um formulário para solicitar a segunda via da certidão de casamento disponível no site do Cartório Postal. Assim que você enviar essas informações, a equipe do Cartório Postal fará um orçamento e vai verificar quais as formas de entregar o seu documento. Outro caminho é enviar a solicitação para o e-mail da empresa ([email protected]) ou no próprio site do Cartório Postal na aba “Contato”.

Escolha a forma de entrega e faça o pagamento

Um funcionário da Cartório Postal entrará em contato com você para informar as opções de entrega e pagamento. Você pode pedir para receber os documentos pelos Correios ou buscá-lo em uma unidade da Cartório Postal.

3. Como tirar a segunda via da certidão de casamento pelo Registro Civil 

Quem teve a certidão registrada nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo ou Acre pode utilizar o portal do Registro Civil para solicitar a segunda via. O documento é enviado pelos Correios, e você precisa pagar algumas taxas. No site é possível retirar certidões de casamento, nascimento e óbito.

Avaliações dos sites no Reclame Aqui

Os sites Cartório 24 Horas, Cartório Postal e Registro Civil receberam avaliações dos usuários do Reclame Aqui, que é um site de reclamações para os clientes tentarem resolver os problemas com as empresas.

No Reclame Aqui, o Cartório 24 horas solucionou 81,3% das reclamações feitas. Já o Cartório Postal respondeu há todas as ocorrências registradas durante os últimos seis meses. O Registro Civil respondeu há quase todas as reclamações (98,7%), porém o índice de solução do site é de 68,9%. É importante ficar atento a isso porque, apesar de o serviço online facilitar o dia a dia, ele não está livre de problemas.

As informações acima foram pesquisadas em 29/03/2019 e estão sujeitas a alterações.

Veja também!