Carteira Hipotecária – O que é e o que significa? - Konkero

Carteira Hipotecária - O que é e o que significa?

Descubra o que é a carteira hipotecária e para que ela serve.

A carteira hipotecária é uma concessão de crédito liberada pelas instituições financeiras para facilitar o acesso à aquisição de um imóvel.

Ela funciona a partir do sistema hipotecário, que permite que o contratante desse tipo de financiamento seja dono do imóvel, porém a propriedade fica em nome da instituição financeira até o término do contrato como garantia de pagamento da dívida.

O que isso muda na minha vida



A carteira hipotecária é ideal para a aquisição de imóveis residenciais ou comerciais com valores acima de R$ 500 mil e o crédito pode ser concedido para pessoas físicas ou jurídicas. Já o valor do crédito e o prazo para pagamento são definidos de acordo com cada instituição financeira, mas o financiamento geralmente é feito de 30% a 60% do valor do imóvel.

O financiamento imobiliário feito por meio da carteira hipotecária é parecido com o do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) por possuir condições mais livres do que as do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que tem regras pré-fixadas por lei. Com a carteira hipotecária, assim como no SFI, também não é possível a utilização do saldo do FGTS para pagamento de parte da dívida.

Veja mais!


Precisando de dinheiro?
Solicite empréstimo pessoal online na KeroGrana.