8 Certidões Negativas de Imóvel que você precisa tirar

  • Google+
  • LinkedIn
  • Google+
  • LinkedIn

Antes de comprar o imóvel, vá atrás desses documentos para descobrir se o proprietário atual está com nome sujo ou tem algum processo em andamento



Quando você decide comprar um imóvel, precisa ter certeza de que a venda será segura. Uma das maneiras de descobrir isso é tirar as certidões negativas do proprietário da casa ou do apartamento. Essas certidões são documentos que mostram a real situação financeira do proprietário, por exemplo, se ele tem nome protestado, processo civil ou trabalhista.

De que forma essas certidões negativas podem me ajudar?

Funciona assim: se o proprietário está com algum processo na Justiça, ele pode começar a vender todo patrimônio que tem para não quitar a dívida. Mas se a Justiça percebe isso, ela anula todos os negócios de compra e venda que o proprietário fizer. Nisso, você pode perder o imóvel que comprou e dificilmente conseguirá o dinheiro de volta.

Então, ao verificar as certidões negativas antes de fechar o negócio, você reduz as chances de ter este tipo de problema. Mas se alguma delas for positiva, quer dizer que há riscos de perder o imóvel que comprou.

Certidões negativas para compra ou venda do imóvel: onde tirar

Algumas empresas prestam esse serviço, mas cobram. Se quiser buscar as certidões por conta própria, confira abaixo os principais documentos que você precisa levantar e onde encontrá-los.

1. Certidão negativa de Ações Trabalhistas

Onde conseguir: você tira online aqui.

2. Certidão negativa da Justiça Federal

Onde conseguir: procure o Fórum da Justiça Federal neste site.

3. Certidão negativa de Ações Cíveis

Onde conseguir: procure o Fórum da Justiça Federal neste link.



4. Certidão negativa das Ações da Fazenda Estadual

Onde conseguir: procure a Secretaria da Fazenda do seu estado.

5. Certidão negativa das Ações da Fazenda Municipal

Onde conseguir: procure a Secretaria da Fazenda do seu município.

6. Certidão negativa das Ações em Família

Onde conseguir: procure o Fórum cível da sua cidade.



7. Certidão negativa do Cartório de Protestos

Onde conseguir: procure o Cartório de Protestos da sua cidade.

8. Certidão negativa da Dívida Ativa da União/Negativa do Imposto de Renda

Onde conseguir: nos postos da Receita Federal. Encontre uma unidade aqui.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.





Solicite seu empréstimo online


















Orientador de empréstimo






Copyright © 2014 Konkero. Todos os direitos reservados. | Regras de uso do site | Política de privacidade



Somos um guia online com conteúdo jornalístico independente que informa você nos assuntos que envolvem dinheiro.

A Konkero preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento ou assessoria financeira, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes. Confira antes as regras de uso do site e nossa política de privacidade.

Você pode usar as informações contidas nesse site, mas não deve nunca deixar de fazer suas próprias pesquisas e coleta de informações antes de tomar qualquer decisão. As condições dos bancos, empresas e instituições financeiras podem mudar diariamente. É fundamental que você negocie com diferentes empresas antes de fechar negócio e confirme as informações disponíveis. Não nos responsabilizamos por informações imprecisas ou desatualizadas que podem ser encontradas nesse site.

Nós frequentemente linkamos para outros sites, mas nós não podemos ser responsáveis pelo conteúdo e oferta deles.

Nós procuramos responder dúvidas dos nossos leitores. Isso não significa que somos obrigados a responder todas as perguntas que recebemos. Também não nos responsabilidade por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas. Elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc.