5 dicas para não perder material na construção - Konkero

5 dicas para não perder material na construção

Com atitudes simples você consegue guardar os seus materiais de construção da maneira correta, evitando desperdícios. Confira como!

reforma

Escolher o terreno ou lote, projetar a casa e planejar a obra são os três primeiros passos de quem vai construir um imóvel. Mas existem outros detalhes que devem ser levados em conta na hora de levantar a obra. Um deles é como guardar o material de construção corretamente. Isso porque, dependendo da forma que os tijolos, sacos de cimento, pisos e azulejos são armazenados, eles podem sofrer danos e gerar prejuízos.

Isso mesmo! Você sabia que, guardando o material da melhor forma, dá para evitar desperdícios e economizar uma grana? Confira algumas dicas para guardar os materiais da forma correta!

As dicas para não perder material de construção

1. Compre os materiais na hora certa

Faça a compra dos materiais apenas quando a planta estiver concluída e a obra for começar. Se você comprar antes e mudar o projeto, irá perder material. Com o projeto concluído e pronto para começar, você compra os materiais de construção na quantidade certa.

2. Armazene o cimento do jeito certo

Deixe o cimento na embalagem original, estocando em pilhas de no máximo 10 sacos. Quanto mais alta for a pilha, maior a pressão sobre os primeiros sacos, endurecendo o cimento.

3. Mantenha o cimento longe da umidade

Guarde os sacos de cimento em locais secos e fechados, para evitar que empedrem com umidade ou chuva. Se tiver algum estrado de madeira, use de suporte.

4. A areia também deve ser guardada corretamente

Coloque os sacos de areia em um lugar plano e cubra com plástico ou lona. Assim o produto não vai escorrer quando chover. Alguns depósitos vendem a areia já embalada em sacos plásticos ao invés do produto solto, por isso é uma alternativa melhor escolher o produto já embalado.

5. Transporte os tijolos para o local onde será utilizado

Deixe os tijolos próximos de onde serão usados na obra. Assim você não terá que levar para muito longe, já que o transporte pode quebrar as laterais e desperdiçar material.

E não se esqueça de conferir todo o material quando recebê-lo, ok? Assim, se tiver algum problema, poderá devolver antes de usar.

Dicas Konkero

Antes de começar a obra, pesquise bem os preços dos materiais que serão utilizados na reforma. Prefira lojas que dão descontos na compra de grandes quantidades de materiais. Exemplo: na compra de pisos ou azulejos, algumas lojas diminuem o preço dos sacos de argamassa na mesma compra.

Se você comprou materiais para utilizar na obra e eles sobraram após o término da construção, tente negociar com o depósito e trocar por outros produtos, mas lembre-se: os materiais devem estar em bom estado para você tentar a negociação.

Veja também!