Economize tempo para tirar a 2ª via de documentos

  • Google+
  • LinkedIn

Confira como tirar segunda via dos principais documentos. Dá para fazer a solicitação em alguns postos de atendimento ao cidadão ou por meio de sites especializados.



Perder os documentos ou ser roubado, infelizmente, pode acontecer com qualquer um. A boa notícia é que dá para solicitar a segunda via pela internet ou em postos de atendimento menos burocráticos. Confira como resgatar os principais documentos sem tanta dor de cabeça!

Se o documento foi roubado, primeiro, faça um boletim de ocorrência

Você vai precisar do boletim de ocorrência para solicitar a segunda via sem pagar nada por ela. Esse registro pode ser feito no site da delegacia eletrônica da Polícia Civil do seu estado ou em uma delegacia próxima ao local da ocorrência. Porém, caso você peça a 2ª via de algum documento pela internet, não tem como apresentar o B.O. e você precisará pagar algumas taxas para pedir esse documento.

Como tirar segunda via de RG

O caminho mais fácil para tirar segunda via da identidade é procurar os postos de atendimento rápido, como o Poupatempo (SP), Rio Poupa Tempo (RJ), UAI (MG), Faça Fácil (ES), Na Hora (DF), o Vapt Vupt (GO) e o Tudo Fácil (RS). Nesses locais, é possível tirar a 2ª via de vários documentos e, muitas vezes, eles ficam prontos na hora – basta ir até uma unidade com os papéis necessários. Em alguns postos, é necessário agendar horário por telefone; em outros, dá para fazer online a solicitação da nova via. Não deixe de conferir todas essas informações nos sites. Se você mora em uma região sem um posto de atendimento rápido, precisará solicitar a 2ª via do documento em uma delegacia ou em um Instituto de Identificação. Para saber mais, clique aqui.

Uma alternativa para tirar a segunda via de documentos é utilizar os serviços da cartórios.com.vc, com ele você consegue fazer o pedido sem sair de casa, com rapidez e segurança

Segunda via da certidão de nascimento

Segunda via da certidão de casamento

Segunda via da certidão de óbito

 

Como tirar segunda via do CPF

Para tirar a segunda via do CPF basta entrar no site da Receita Federal, colocar o número do CPF e imprimir o comprovante de inscrição. Guarde esse papel e o cartão de plástico não será mais necessário. Mas se não lembrar o número, procure pessoalmente uma unidade da Receita Federal.



Como tirar a segunda via do título de eleitor

Também dá para pegar o número do seu título de eleitor na internet. Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral, coloque seu nome e data de nascimento. Apenas o número e um documento com foto são suficientes para votar.

Como tirar a segunda via da certidão de nascimento ou casamento

Dá para solicitar a segunda via das certidões da nascimento e casamento pela internet, em sites como Cartório 24 Horas, Cartório Postal ou no portal do Registro Civil (neste último, apenas para quem nasceu ou se casou em cidades dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo ou Acre). Se fizer online, não há como apresentar o boletim de ocorrência para não pagar nada.

Clique aqui para conferir como fazer a solicitação da 2ª via da certidão de nascimento em um desses sites e aqui para certidões de casamento. Caso você não queira fazer pela internet, a solicitação pode ser feita em um cartório.

Achados e perdidos de documentos

Você sabia que, se perder um documento (RG, CPF, certidão de casamento e nascimento, etc.), pode procurá-lo em uma agência dos Correios? Consulte online, na seção dos Achados e Perdidos.



Dica: se encontrar um documento na rua, deixe-o nos Correios. Quem sabe o dono poderá encontrá-lo!

Saiba o que fazer se você perdeu seus documentos!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.