Posso comprar um carro que está alienado?

Encontrou o carro dos sonhos mas descobriu que ele ainda não foi quitado pelo antigo dono? Descubra agora se você pode comprar um carro que está alienado! 

veiculo-carro

Imagine a seguinte situação: depois de pesquisar bastante, você encontra o carro que quer, no preço que pode pagar, no entanto, descobre que o veículo está alienado.

O dono atual não ter terminado de quitar as parcelas do financiamento, é motivo para desistir da compra? Felizmente não. Existem dois caminhos que você pode seguir para comprar esse carro que ainda não foi quitado pelo dono. Confira!

Dois caminhos para comprar um carro alienado

1. Pagar o valor integral do veículo alienado

Com o dinheiro em mãos, o dono atual pode pedir a quitação antecipada do financiamento no banco, ou seja, ele vai pagar de uma vez as parcelas que faltam para acabar com o financiamento. E aí, pode passar o carro para o seu nome normalmente.

2. Transferir a dívida para você

Funciona assim: você paga para o dono do carro o valor que ele já gastou no financiamento e assume as parcelas que faltam. Mas, para isso acontecer, o banco precisa aprovar o seu crédito – e ele pode cobrar para fazer essa análise.

Importante!

Seja qual for a sua decisão, você e o vendedor do veículo devem ir juntos ao banco para resolver a transferência do dinheiro e ao cartório para passar a documentação do carro para o seu nome. E como você terá que arcar com os custos da transferência dos documentos, coloque esse valor na compra do usado.

Clique aqui para saber mais dicas de como escolher um carro usado.



As parcelas e os impostos do veículo alienado devem estar em dia!

Veja se o pagamento das parcelas do financiamento não está atrasado antes de assinar qualquer contrato de compra do veículo. Afinal, se o dono não quitou algumas parcelas, você corre o risco que pagar juros para acertar esse pagamento – e aí a conta fica cada vez mais cara. Para evitar esse problema, peça para o dono do veículo mostrar todos os boletos e os comprovantes de pagamento.

Também é importante checar se o carro não tem multas, IPVA e licenciamento atrasados. Veja como fazer essa consulta clicando aqui.




comentários