O que é um carro alienado?

  • Google+
  • LinkedIn

É um veículo que ainda não foi quitado. Você pode vender ou comprar um carro alienado, mas existem algumas regras. Confira!



Você já ouviu falar na expressão ‘carro alienado’? Um veículo recebe esse nome porque ainda não foi pago, ou seja, está dado como garantia em um financiamento. Isso quer dizer que, enquanto você não quitar o financiamento, o carro poderá ser tomado pelo banco. Mas isso só vai acontecer se você parar de pagar o que deve.

Para evitar esse risco, você pode vender o carro enquanto ele estiver alienado se a dívida ficar pesada demais. Veja só quais são os cuidados que você precisa ter!

Como vender um carro que está alienado

É necessário quitar primeiro a dívida ou repassá-la para o comprador. Se você optar por transferir a dívida, você deverá ir com o comprador ao banco (no mesmo em que você comprou o carro), pois o gerente vai analisar o crédito do novo proprietário e aprovar ou não o negócio. Caso o banco aprove a transferência da dívida, o veículo poderá ser passado para o nome do comprador. “É o mesmo procedimento se for fazer um financiamento normal. Tem que pagar algumas taxas, sendo que o próprio vendedor e comprador decidem entre eles quem paga”, explica Ilídio Dos Santos, presidente da Associação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores (FENAUTO). E não confie em contratos de gaveta. Eles não têm validade e, se a pessoa que comprar o seu carro deixar de pagar o financiamento, a cobrança irá para o seu nome!





Existe algum risco ao comprar um carro alienado?

Somente o fato do carro estar alienado não indica riscos ao comprador. Os cuidados que você deve ter ao comprar um carro que está alienado são as mesmas de quem vai vender: é essencial que seja feito um contrato com a financeira e que o veículo seja passado para o nome do novo comprador. Assim, cada um cuida das próprias despesas. Mas, se o carro que você está comprando tem multas em atraso, elas também serão passadas para o seu nome e você que deverá pagá-las. Clique aqui e veja o que saber para não perder dinheiro na compra.

Dica: se você vai comprar um carro usado, é possível descobrir antecipadamente se ele está alienado ou não. Clique aqui e saiba como tirar essa dúvida.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.