Como vender um carro que ainda está financiado

  • Google+
  • LinkedIn

Você pode encontrar um comprador que pague a dívida à vista ou tentar transferir o financiamento. Conheça detalhes de cada situação

Como vender um carro que ainda está financiado



Comprar um carro financiado significa que você vai pagar as prestações do veículo por no mínimo dois anos – que costuma ser o menor prazo de um financiamento. Se durante este período você quiser trocar de carro, saiba que existem duas maneiras de vendê-lo no meio do financiamento. Confira quais são elas!

1. Encontrar um comprador que pague o carro à vista para quitar a dívida

Nesse caso, você recebe todo o dinheiro que vai cobrar pelo carro e usa uma parte para quitar o financiamento à vista. Por ter o dinheiro em mãos, peça um desconto ao banco justamente porque você pagará a dívida de uma vez. Essa opção também é boa para o comprador, que recebe um carro sem dívidas.

2. Transferir o financiamento para quem for comprar o veículo

Nesta situação, a venda não depende somente de ter ou não um comprador. O banco fará uma análise de crédito para transferência do veículo financiado como se fosse fazer um novo financiamento.

Ou seja, apenas após a análise de crédito de quem pretende ficar com o seu carro é que o banco poderá dizer se o crédito foi aprovado e se é possível transferir a dívida. E fique atento: essa avaliação será cobrada mesmo que o banco não aprove a transferência.

Por isso, vale você verificar antes se o comprador tem como comprovar renda e se está com o nome limpo. Caso o comprador não tenha como comprovar renda ou esteja negativado, será muito difícil você conseguir a transferência do veículo financiado.



Dica importante antes de transferir o veículo financiado

Seja qual for o tipo de venda, peça ao comprador que acompanhe você ao banco quando for depositar o pagamento do carro e também quando for ao cartório transferir a documentação. Assine o documento apenas quando o dinheiro estiver na sua conta.

O que você precisa saber antes de vender um carro financiado

Descubra quanto falta para quitar o financiamento

Verifique com o gerente do banco o valor exato que você ainda deve. Pergunte também qual seria o valor da dívida se você pagasse à vista o que falta, pois esta pode ser uma opção de venda do carro.



Descubra se os impostos do veículo estão em dia

Caso exista alguma pendência, como IPVA ou licenciamento, você decide se vai pagar essa conta e colocar esse valor no preço do carro ou se prefere deixar o pagamento para o novo proprietário. Caso prefira deixar a conta para o novo dono, avise-o antes de fechar a venda.

Já ouviu falar na expressão “carro alienado“? Descubra o que isso significa clicando aqui.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.