Como são calculadas as parcelas do financiamento de carro

  • Google+
  • LinkedIn

Na hora de montar a proposta do seu financiamento de carro, o banco analisa três itens principais. Conheça quais são eles.

Como são calculadas as parcelas do financiamento de carro



Para decidir o valor do financiamento de carro e as parcelas deste empréstimo, os bancos levam em conta as taxas de juros, o valor do veículo e da entrada, a sua renda e o prazo de pagamento que podem liberar para você.

Mas por que entender essa regra é importante? Porque quando você descobre o que o banco analisa na hora de liberar esse financiamento, você sabe quais informações comparar nas propostas que receber.

Como são calculadas as parcelas do financiamento de carro

Abaixo estão as três informações que, juntas, são usadas no cálculo das parcelas do financiamento de carro.

1. O preço do carro

O valor do financiamento depende principalmente de quanto custa o carro que você deseja comprar. Desta forma, quanto mais caro é o veículo do seu interesse, mais caras serão as parcelas.

2. O valor da entrada

Em relação ao valor da entrada, não importa o preço do carro ou o prazo do financiamento porque a regra é uma só: quanto maior for a entrada, menor será a parcela. Então, se você tiver mais dinheiro para pagar à vista, faça essa oferta para o banco e baixe bastante o valor que você deverá pagar mensalmente. Sem contar que a taxa de juros pode ficar menor quando você dá um valor maior de entrada.

3. O prazo do financiamento

O prazo do financiamento influencia de duas formas no valor da parcela: quanto maior o tempo de pagamento, menor será a parcela porque você ficará pagando por mais meses. Além disso, os financiamentos que duram menos costumam cobrar taxas de juros menores.



Use essa informação para conseguir desconto na compra de um carro

Primeiro, tente negociar o valor do carro nas lojas onde pesquisar. Qualquer redução no preço do veículo já deixa as parcelas menores. Em seguida, peça duas simulações para o vendedor: o financiamento com entrada e outro financiamento sem entrada. Aqui você compara as parcelas, se elas mudam muito conforme o valor da entrada. Se a diferença não for grande, prefira financiar sem pagar a entrada e guarde esse dinheiro na poupança.

Ainda não acabou! Peça outras simulações com prazos diferentes de financiamento: em 12, 24, 36 meses. Faça a mesma análise dos valores das parcelas para entender se o preço muda muito nos prazos maiores.



Por último, some todas as parcelas e o valor da entrada para descobrir quanto você pagaria no final em cada simulação e escolha a alternativa mais barata.

Pesquisar os juros cobrados pelo banco também é essencial para pagar menos na compra de um carro. Confira as melhores taxas de financiamento de carro do Brasil!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.