Como são calculadas as parcelas do financiamento de carro - Konkero
ATENÇÃO! Nunca solicitamos depósito ou pagamento para liberação de empréstimo. Isso é ilegal.

Como são calculadas as parcelas do financiamento de carro

Na hora de montar a proposta do seu financiamento de carro, o banco analisa três itens principais. Conheça quais são eles.

O-que-você-precisa-saber-antes-de-fazer-um-financiamento

Para decidir o valor do financiamento de carro e as parcelas desse empréstimo, os bancos levam em conta alguns valores antes de finalizar o acordo. As taxas de juros, o valor do veículo e da entrada, a sua renda e o prazo de pagamento que podem liberar para você são alguns dos fatores que pesam na hora de calcular as parcelas do financiamento de auto.

Mas por que entender essa regra é importante? Porque quando você descobre o que o banco analisa na hora de liberar esse financiamento, você sabe quais informações comparar nas propostas que receber.

Antes de liberar o valor para que o cliente consiga comprar o carro, o banco avalia o perfil do cliente, principalmente em questões financeiras. Se o cliente estiver com o nome negativado, por exemplo, fica mais difícil do banco emprestar o dinheiro para a compra do carro. Veja abaixo como são calculadas as parcelas do financiamento.

Como são calculadas as parcelas do financiamento de carro

Abaixo estão as três informações que, juntas, são usadas no cálculo das parcelas do financiamento de carro.

1. O preço do carro

O valor do financiamento depende principalmente de quanto custa o carro que você deseja comprar. Desta forma, quanto mais caro é o veículo do seu interesse, mais caras serão as parcelas. Os bancos e financeiras geralmente financiam entre 80% e 100% do valor total do veículo e estendem o prazo de pagamento por anos até que a compra esteja completamente paga.

2. O valor da entrada

Em relação ao valor da entrada, não importa o preço do carro ou o prazo do financiamento porque a regra é uma só: quanto maior for a entrada, menor será a parcela. Então, se você tiver mais dinheiro para pagar à vista, faça essa oferta para o banco e reduza bastante o valor que você deverá pagar mensalmente. Sem contar que a taxa de juros pode ficar menor quando você dá um valor maior de entrada.

3. O prazo do financiamento

O prazo do financiamento influencia de duas formas no valor da parcela: quanto maior o tempo de pagamento, menor será a parcela porque você ficará pagando por mais meses. Além disso, os financiamentos que duram menos costumam cobrar taxas de juros menores, por isso vale a pena guardar uma boa quantia e pagar uma entrada que ajude a diminuir o valor das parcelas.

Use essa informação para conseguir desconto na compra de um carro

Primeiro, tente negociar o valor do carro nas lojas onde pesquisar. Qualquer redução no preço do veículo já deixa as parcelas menores. Em seguida, peça duas simulações para o vendedor: o financiamento com entrada e outro financiamento sem entrada. Aqui você compara as parcelas, se elas mudam muito conforme o valor da entrada. Se a diferença não for grande, prefira financiar sem pagar a entrada e guarde esse dinheiro na poupança.

Ainda não acabou! Peça outras simulações com prazos diferentes de financiamento: em 12, 24, 36 meses. Faça a mesma análise dos valores das parcelas para entender se o preço muda muito nos prazos maiores.

Por último, some todas as parcelas e o valor da entrada para descobrir quanto você pagaria no final em cada simulação e escolha a alternativa mais barata.

Pesquisar os juros cobrados pelo banco também é essencial para pagar menos na compra de um carro. Confira as melhores taxas de financiamento de carro do Brasil!

Encontre seu carro novo sem sair de casa!

Quem quer comprar um carro pode encontrar mais opções na internet e, em menor tempo, selecionar as melhores propostas para o seu bolso. O WebMotors, iCarros e o Autoline são alguns dos sites que anunciam veículos e podem ajudar você na hora de encontrar o seu carro novo. Clique aqui e confira os melhores sites para comparar preços e comprar um carro.

Veja também!