Como acionar o seguro do carro no caso de roubo?

  • Google+
  • LinkedIn

Descubra aqui como você deve acionar o seguro do carro em caso de roubo e evite mais dores de cabeça!



Quando fazemos um seguro para o carro, não esperamos que ele seja roubado. Mas apesar de não querer que isso aconteça, temos que estar precavidos!

Aliás, você sabe o que fazer se isso acontecer?

Meu carro foi roubado. O que eu faço?

O primeiro passo é ligar para a seguradora. Eles podem avisar a polícia para que tentem encontrar o seu veículo. Logo em seguida, abra um boletim de ocorrência (B.O.) na delegacia, informando sobre o roubo ou furto – que é quando levam o carro sem você estar presente.

Lembre-se que o boletim de ocorrência é obrigatório para que a seguradora te reembolse. Isso porque muitas pessoas fingem que foram roubadas só para receber o dinheiro do seguro.

Se a polícia não encontrar o carro, é hora de pedir o reembolso à seguradora. Para isso, você deve contar como aconteceu o roubo, e não vale mentir  – a seguradora pode se recusar a pagar se isso acontecer!

A seguradora também vai informar os documentos que você precisa levar para ser ressarcido. Então anote tudo e providencie o quanto antes!



Quanto vou receber da seguradora?

Nem sempre você receberá todo o dinheiro que pagou pelo carro. Isso acontece porque o seguro reembolsa o valor de mercado do veículo, baseado na tabela de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

Por exemplo, se o ano do seu carro é 2010 e ele foi roubado em 2013, o valor que o seguro vai pagar poderá ser menor, porque levará em conta que o carro tinha 3 anos de uso.  Clique aqui para saber o valor do seu carro na tabela FIPE.

Qual o prazo para a seguradora me pagar?

Depois que você entregar todos os documentos necessários, a seguradora tem 30 dias para fazer o pagamento.



É importante ressaltar também que se o seu carro for encontrado depois que você recebeu o dinheiro, ele não é mais seu e sim da seguradora, ok?

Caso você ainda não tenha um seguro para o seu carro, descubra aqui quais são os 9 cuidados que você deve tomar antes de contratar um seguro!





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.