Calculadora do Cidadão Banco Central: entenda

A Calculadora do Cidadão é um serviço do Banco Central que te ajuda a descobrir o valor final de financiamentos, aplicações, investimentos e até o rotativo do cartão de crédito. Confira!

Fluxo-de-caixa1

A Calculadora do Cidadão é um serviço oferecido pelo Banco Central do Brasil. Através dela, o usuário tem a possibilidade de realizar cálculos simples de situações do cotidiano como, por exemplo, o rendimento da poupança e o valor final de um financiamento com com prestações fixas. Além disso, também dá para ter uma ideia do retorno de aplicações com depósitos regulares e até mesmo quanto custa o rotativo do cartão de crédito. Para isso, basta o usuário ter informações como prazo e taxa de juros.

Veja como usar essa ferramenta e saiba como a calculadora do cidadão pode ser útil no seu dia a dia!

Como funciona a Calculadora do Cidadão Bacen

A Calculadora do Cidadão é uma ferramenta simples e pode ser acessada através do site do Banco Central, bem como o usuário também pode instalar o aplicativo da Calculadora do Cidadão em seu smartphone ou tablet. Ela está disponível para dispositivos IOS, Android ou Windows Phone.

Funciona assim: você preenche todos os campos, menos o que deseja descobrir o valor. Veja o exemplo abaixo.

Você planeja comprar um carro que custa R$ 22.000 e, para conquistá-lo, decidiu fazer um financiamento de 60 meses com prestações fixas de R$ 600 mas ainda não sabe a taxa de juros cobrada pela operação. Para descobrir, basta acessar a calculadora do cidadão Bacen e preencher os campos nº de meses; valor da prestação e valor financiado. Em seguida, clique em “Calcular” para obter a taxa de juros.

A Calculadora do Cidadão Bacen oferece 5 tipos de cálculo. Entenda cada um deles.

Calculadora do Cidadão – Cálculo de aplicação

Com ela, dá para calcular aproximadamente quanto você terá no futuro, aplicando um determinado valor todo mês. Para usá-la, basta clicar aqui.

Calculadora do Cidadão – Cálculo de financiamento

Aqui você consegue calcular qual seria o valor final de um financiamento com prestações fixas (que usam a tabela PRICE). Para usá-la, basta clicar aqui.

Calculadora do Cidadão – Cálculo do valor de um futuro capital

Caso você tenha um investimento a taxas fixas, aqui dá para saber, em média, quanto terá depois de um determinado período. Para usá-la, basta clicar aqui.

Calculadora do Cidadão – Cálculo de correção de valores

Com ela você atualiza uma quantia de acordo com o índice de rendimento da poupança, inflação, entre outros. Para usá-la, basta clicar aqui.

Calculadora do Cidadão – Cálculo do rotativo do cartão de crédito

Aqui, dá para calcular os custos de pagar somente parte da sua fatura do cartão, também conhecido como rotativo do cartão de crédito. Para usá-la, basta clicar aqui.

Veja também!

A Konkero também oferece calculadoras que podem facilitar a sua vida. Veja só alguns exemplos:




comentários