Seguro Auto: 9 cuidados antes de contratar

  • Google+
  • LinkedIn

Comprou um veículo e agora vai contratar o seguro? Legal! Confira os 9 cuidados que você deve tomar antes de contratar um seguro auto.

seguro autofacil



Buscar mais segurança através de um seguro auto é muito importante mas, antes de assinar qualquer contrato, existem informações que você precisa conhecer. Confira as dicas do coordenador da Comissão de Automóveis do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (Sincor-SP), Nilson Arello, e proteja seu veículo!

Os cuidados na hora de contratar o seguro auto





1. Escolheu o corretor? 

Além de escolher o corretor, é muito importante que você verifique se ele é habilitado para fazer essa venda. Basta checar se ele está cadastrado na Susep (Superintendência de Seguros Privados). Para saber essa informação, clique aqui.

2. Pesquise em várias seguradoras

 “Cada empresa tem a sua própria tabela de preços”, explica o coordenador do Sincor-SP. Além de comparar preços, você começa a ter contato com o assunto e fica mais seguro na hora de escolher. Vale saber que a seguradora também precisa estar cadastrada no Susep. Clique aqui para fazer a pesquisa.

3. Antes de assinar qualquer documento, leia tudo com atenção

E não tenha medo de perguntar caso fique com alguma dúvida ou encontre no contrato algo diferente daquilo que você conversou com o corretor.

4. Veja se o perfil descrito no contrato é o mesmo que você pediu

Cheque se as informações, como número de condutores, idade e cidade estão corretas. E, na hora de passar esses dados, seja sincero. “Não adianta falar que é o pai quem usa o carro quando não for verdade. Isso porque quando a seguradora descobre uma mentira, ela pode se recusar a indenizar um sinistro”, alerta o especialista.



5. Escolha a modalidade do seguro

Uma delas prevê que, em caso de roubo ou perda total, o segurado receberá o valor de mercado do carro. “Esta é a sugestão da maioria das empresas atualmente por ser uma opção mais barata”, explica Nilson. Mas você pode escolher outra modalidade que define em contrato o valor que será pago no caso de indenização total. Vale saber que nem todas as seguradoras oferecem estas duas opções.

6. Confirme o valor da franquia

A franquia é o dinheiro que você terá que pagar para a seguradora se precisar acionar o seu seguro para arrumar o seu veículo. Por isso, peça para essa informação estar clara na proposta do seguro.

7. Cheque se o seguro tem assistência 24 horas

Esse serviço costuma incluir reboque e carro reserva, que podem ser solicitados a qualquer hora do dia em caso de acidentes.



8. Analise com cuidado o item “exclusão”

Nele estará escrito tudo o que o seu seguro não cobre.  Se você achar necessário ter alguns dos itens não cobertos, negocie com o corretor.

9. Exija uma cópia do seguro

Com ela você comprova o que fechou com a seguradora e tira dúvidas sempre que precisar.





Comentários:

Atualmente recebemos centenas de perguntas todos os dias. Com isso, os comentários não serão respondidos mais pela equipe Konkero. A intenção é que os próprios usuários ajudem uns aos outros. Não nos responsabilizamos por erros, omissões ou imprecisões nas nossas respostas uma vez que elas não substituem a orientação de especialistas como advogados, contadores, especialistas em finanças etc. Importante: quando você faz um comentário, ele fica público nessa página após a aprovação da nossa equipe e também será publicado em sua timeline no Facebook de acordo com suas configurações de privacidade. Nos reservamos o direito de excluir comentários considerados inapropriados, ofensivos ou de divulgação de produtos e serviços.