Participe do Prouni e ganhe bolsas para a faculdade

Através do Prouni, milhares de estudantes conseguiram entrar na faculdade com bolsas de 100% e 50%. Confira como funciona esse programa!

Participe do Prouni e ganhe bolsas para a faculdade

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) abre duas inscrições por ano para ajudar estudantes de todo país a conquistarem a formação que tanto sonham. O primeiro período costuma acontecer entre os meses de janeiro e fevereiro após a liberação das notas do Enem. No segundo semestre, as inscrições ocorrem nos meses de julho e agosto.

O principal critério de classificação para as vagas nas universidades são as notas do Enem. O candidato deve ter feito pelo menos 450 pontos nas avaliações objetivas e não ter zerado a redação. Mesmo assim, o Prouni possui outros critérios de desempate e uma segunda chamada para matrícula. Fique atento!

Conforme a renda da família do aluno, o governo disponibiliza bolsas de 50% ou até 100% do valor das mensalidades. Com isso, o programa abre muitas portas para quem não tem grana sobrando para os estudos. Saiba mais sobre as regras do Prouni.

Quem pode concorrer à bolsa de estudos pelo Prouni

Para ser aluno do Prouni, o estudante precisa estar dentro de algumas classificações. Confira abaixo quais são elas:

1. Renda familiar menor que um salário mínimo e meio, para concorrer à bolsa de 100% do valor, ou renda familiar inferior a três salários mínimos, para receber a bolsa de 50% da mensalidade;

2. Participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior com uma média mínima de 450 pontos nas questões e sem zerar a redação;

3. Formação do ensino médio em escola pública ou bolsista em escola particular;

4. Além disso, existem as cotas para pessoas com deficiência, declarados pretos, pardos ou indígenas.

Como participar do Prouni

Uma vez que você atende todas as determinações, fique de olho nas inscrições que acontecem a cada seis meses e são feitas apenas no portal do programa. É nesse momento que você descobre quais faculdades participam do Prouni e pode escolher até duas opções de instituições para se inscrever.

Quando você termina essa etapa, o Sistema do Prouni (Sisprouni) classifica todos os concorrentes conforme as notas conquistadas no Enem e, dessa forma, faz uma pré-seleção.

Em seguida, as faculdades conferem se as informações dos candidatos selecionados são verdadeiras e abre as vagas para processos seletivos – algumas instituições exigem a prova, mas não cobram taxas de bolsistas. Se você for aprovado, prepare toda a documentação e comece a sua faculdade!

Quais documentos devo levar na faculdade?

Para validar as informações cadastradas no sistema do Prouni, as universidades exigem alguns documentos e cópias de ambos na hora de fazer a inscrição do candidato e liberar a bolsa de estudos. São eles:

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL