Financiamento habitacional Caixa: como pausar o pagamento das parcelas

A Caixa permite que clientes com financiamento habitacional no banco consigam parar de pagar as parcelas pela casa por até 12 meses em emergências. Entenda!

Financiamento habitacional Caixa: como pausar o pagamento das parcelas

O financiamento é uma das principais formas de compra que os clientes usam para conseguir ter carros, motos e casas. Como é possível comprar um bem e estender o pagamento por alguns anos, os bancos cobram juros nas parcelas e permitem que o responsável pela dívida consiga negociar os valores com boas condições e outras vantagens.

A Caixa Econômica Federal oferece o financiamento habitacional para que correntistas consigam comprar a casa própria. O banco permite financiar móveis novos e usados, comprar terrenos e salas comerciais e, se estiver dentro das regras do programa, participar do Minha Casa Minha Vida.

Para quem já tem algum imóvel financiado pela Caixa, saiba que o banco permite que os clientes pausem o pagamento das parcelas quando estiverem com dificuldades de pagar ou quiserem adiantar o pagamento de uma outra conta. O período pode variar entre 60 dias e 12 meses, mas o cliente Caixa precisa respeitar algumas regras para utilizar a pausa nos pagamentos. Confira!

Como funciona a pausa estendida do financiamento de casa Caixa

A possibilidade de pausar o pagamento do financiamento habitacional por até 12 meses garante que o cliente tenha um espaço para organizar as dívidas e consiga aliviar outras contas que estão atrasadas. Entretanto, vale lembrar que quando o correntista deixa de pagar pelo financiamento da casa durante um tempo, a dívida sofrerá alguns juros. Além disso, é necessário fazer a solicitação junto ao banco e, após a aprovação, parar de pagar pelo financiamento da casa durante o período.

Na Caixa, a pausa estendida do financiamento só estará liberada para os clientes que estiverem com o contrato de pagamento em dia, ter no mínimo 24 prestações pagas desde a compra ou da última negociação, o valor da dívida deve ser menor que 80% do preço pago pelo imóvel, o cliente não pode ter utilizado o FGTS para fazer o financiamento e precisa respeitar os seguintes valores da dívida:

Dívida (Preço do imóvel) Pausar o pagamento até:
Abaixo de 20% do valor total 12 meses
Entre 20% e 40% do valor total 10 meses
Entre 40% e 60% do valor total 08 meses
Entre 60% e 80% do valor total 06 meses

Fique atento! A Caixa liberou que os clientes pausem o pagamento do financiamento habitacional e de outros créditos em períodos emergenciais, como na crise sanitária que o Brasil atravessa neste momento, onde fica ainda mais complicado manter todos os pagamentos e contas em dia. Nesses casos, o correntista do banco pode pausar a quitação pelos créditos por até 60 dias, voltando a pagar normalmente as parcelas após tudo voltar ao normal.

Como solicitar a pausa do financiamento habitacional da Caixa

A pausa do pagamento das parcelas pelo financiamento pode ser solicitada pela central de atendimento telefônico da Caixa ou no aplicativo Habitação do banco, disponível em sistemas iOS e Android. Veja abaixo como fazer:

Solicitar pausa de financiamento no aplicativo Habitação Caixa

Passo 1: No aplicativo Habitação, o usuário terá que escolher a opção “Solicitar Pausa”, como na imagem abaixo. Depois será necessário acessar o cadastro com CPF e senha para localizar o contrato do financiamento de imóvel que foi feito na Caixa.

Caso não tenha o cadastro, na página seguinte que abrir no aplicativo, escolha a opção “Cadastre-se”. Será necessário informar o CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e cadastrar uma senha.

Financiamento habitacional Caixa: como pausar o pagamento das parcelas

Passo 2: Quando fizer o login e localizar o contrato com o valor total da dívida que ainda resta, o cliente poderá fazer a solicitação de pausa no pagamento das parcelas. Como está abaixo, clique em “Próximo”

Financiamento habitacional Caixa: como pausar o pagamento das parcelas

Passo 3: A Caixa precisará que o cliente informe um número de celular para que o banco informe a resposta sobre a solicitação de pausa do financiamento habitacional. Preencha o campo e clique “Solicitar Pausa”. Lembre-se de selecionar o campo em que autoriza o contato da Caixa por SMS.

Financiamento habitacional Caixa: como pausar o pagamento das parcelas

Em até 3 dias após o pedido, a Caixa enviará uma resposta para o celular do cliente via SMS informando a resposta sobre a solicitação de pausa no financiamento. Lembre-se de anotar o protocolo do pedido para ter o registro da solicitação de pausa.

Solicitar pausa de financiamento pela central de atendimento Caixa

Pelos telefones 3004-1105 (capitais e regiões metropolitanas) e no 0800-726-0505 (demais localidades), os clientes da Caixa conseguem solicitar a pausa de cobrança pelo financiamento durante alguns dias. Além deles, por WhatsApp, o cliente também consegue pedir a pausa entrando em contato com o banco pelo aplicativo no 0800-726-8068. A central de atendimento Caixa funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 20h00.

Como pausar financiamento em outros bancos

Além da Caixa, os demais bancos oferecem condições especiais para os clientes que estão com dificuldades e não conseguirão pagar durante um período de crise por um crédito ou financiamento contratado. Os clientes precisam entrar em contato com o banco em que contrataram o serviço e verificar a possibilidade de negociar as dívidas em aberto ou interromper o pagamento por alguns dias. Veja abaixo como fazer renegociação em outros bancos do Brasil:

Negociar dívida no Bradesco
Negociar dívida no Itaú
Negociar dívida no Banco do Brasil (BB) 
Negociar dívida no Santander

Veja também!





Solicite seu empréstimo

Leandro Oliveira: formado em Jornalismo pela Universidade Santo Amaro. Trabalha com produção de conteúdo há 2 anos, diretamente com pautas sobre finanças pessoais e produtos financeiros. Iniciou sua carreira como estagiário em produção de conteúdo na Konkero e, hoje, ocupa a função de Assistente na criação e atualização de pautas e matérias.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL