Nome sujo atrapalha empréstimo ou financiamento?

Entenda o que acontece na hora de fazer um empréstimo ou  financiamento se você está com o nome limpo, mas já esteve com nome sujo.

Nome sujo atrapalha empréstimo ou financiamento?

Você quer fazer um financiamento para comprar uma casa ou um veículo. O problema é que já teve o nome sujo antes e está com medo do crédito não ser aprovado. E agora?

Realmente, os bancos e financeiras reservam o direito de negar o empréstimo, por isso existe a análise de crédito. Caso o banco estude o perfil do cliente e identifique que o histórico de pagamentos dele não é dos melhores, pode não liberar o crédito. Entretanto, o fato de você ter tido o nome sujo um dia não quer dizer que seu financiamento será negado.

Como funciona a análise de crédito?

Se a dívida já foi paga, seu nome não consta mais na lista de devedores da Serasa ou do SPC. Ou se você parcelou a dívida e já começou a quitá-la, também não precisa se preocupar – seu nome será limpo. Isso significa que o banco ou financeira não se negará a fazer o empréstimo por esse motivo específico. Agora, se não pagou a dívida que fez em determinada empresa e está tentando fazer o financiamento por essa mesma empresa, pode ter problemas.

Um exemplo: você ficou com o nome sujo em um banco, pagou a dívida e agora está tentando financiar seu carro nesse mesmo banco. Ele sabe que você já teve uma dívida antes e, por isso, poderá se negar a fechar o negócio. Por essa razão, o melhor sempre é não deixar a dívida pendente. E, se o pior acontecer e o seu nome ficar sujo, tente regularizar a situação o quanto antes!

Vale para empréstimo, financiamento de imóvel e financiamento de veículo?

Sim, a regra é a mesma. Se você está com o nome limpo, o banco não tem como saber que você já esteve com nome sujo. A não ser que a dívida que você teve era do próprio banco onde você está tentando pegar empréstimo ou fazer um financiamento.

Estou com nome limpo mas não consigo aprovar o empréstimo ou financiamento

Essa é uma situação comum. O fato de você não ter nome limpo não significa que você terá o empréstimo aprovado na análise de crédito. Mas ter o nome sujo, praticamente inviabiliza o processo de solicitação de crédito.

Além do nome, os bancos e financeiras usam uma série de outros fatores na aprovação. Confira abaixo alguns deles:

Veja também!

Confira tudo o que você precisa saber sobre o financiamento de imóvel.





Solicite seu empréstimo

Guilherme Prado: graduado e mestre em administração de empresas pela EAESP-FGV. Empreendedor há 21 anos, escreve sobre finanças pessoais há 8 anos.


Siga-nos nas redes sociais

Copyright © 2020 Konkero. Todos os direitos reservados.

Regras de uso do site Política de privacidade
Google Safe Secured SSL